Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

MEIO AMBIENTE: Deputado vê prudência em retirada do projeto Cota Zero

Proibição do abate e transporte de peixes segue fora de pauta até conclusão de estudos técnicos pela AL

04 de Março de 2020 as 07h 45min

Foto: Assessoria

Assessoria

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) classificou de prudente a decisão do governo do estado de retirar de pauta o Projeto de Lei 666/2019, conhecido popularmente como Cota Zero, que previa a proibição do abate e transporte de peixe nos rios de Mato Grosso pelo período de cinco anos, a partir de janeiro de 2020.

O projeto de lei foi retirado até ser concluído um estudo técnico a respeito da viabilidade do Cota Zero em Mato Grosso. Nos próximos meses, uma comissão formada por 3 pessoas representará o segmento da pesca nesta fase de estudos.

“Quero agradecer em especial ao governador Mauro Mendes. Quando fui convidado para integrar a base aliada apresentei como condicionante um debate para construir uma nova legislação da pesca sustentável ouvindo todos os atores. Quando se retira a matéria, permite que estudos técnicos sejam realizados para que se tenha uma lei equilibrada. É uma medida prudente e sensata”, disse.

O parlamentar foi um dos mais engajados na luta pela rejeição ao Cota Zero. Se aprovado, seria proibido transportar, armazenar ou comercializar qualquer peixe pescado nos rios de Mato Grosso – independente da medida, espécie ou época do ano. Pescar e comer peixe, só no barranco do rio.

Por isso, patrocinou debates por meio de audiências públicas no Distrito de Bom Sucesso, em Várzea Grande, e nos municípios de Barra do Bugres, Poconé, Rosário Oeste.

O deputado Wilson Santos ainda viajou para Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, para conhecer a realidade do Cota Zero, uma vez que, já estava em vigência no Estado vizinho e foi identificado que o resultado foi desfavorável a camada mais pobre da sociedade.

“Não há nenhum estudo técnico identificando a viabilidade do Cota Zero em Mato Grosso. Precisamos avaliar o impacto disso nos rios de Cuiabá e na região do Pantanal”, avaliou.

A representante da Associação de Lojistas da Pesca de Mato Grosso, Nilma Silva, classificou a retirada do Projeto de Lei que trata da Cota Zero como uma vitória dos pescadores. “Foi uma vitória da classe de pescadores que seria fortemente prejudicada. O pequeno pescador e o comércio caminhariam para a miséria com a aprovação”.

Veja Mais

Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Manchester United projeta barca ao fim da temporada

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 13h 55min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024