Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

Meio ano já foi: e você, cumpriu suas promessas?

Todo início de ano é comum as pessoas estabeleceram metas a serem cumpridas durante o ano

02 de Julho de 2019 as 00h 00min

JOSÉ ROBERTO GONÇALVES

jrgsinop@hotmail.com

 

Lá se foram 162 dias no ano. Hoje (2) é o 163º, portanto, exata metade de 2019 já passou. Comum demais na conversa do dia a dia, as pessoas comentam sobre ‘como o tempo está passando rápido’, ou ‘eu precisava de mais tempo para fazer as minhas coisas’. Mas será que é falta de tempo ou de organização, quando, principalmente, precisa-se cumprir promessas ou atingir objetivos propostos quando um novo ano se inicia?

Quem nunca prometeu guardar dinheiro, trocar de carro, começar uma dieta permanente ou fazer exercícios com frequência, que atire a primeira pedra. É natural as pessoas prometerem – mesmo que seja para si só – coisas que terão dificuldades em cumprir.

Bem, se você nunca cumpre essas promessas, não se envergonhe. É complicado mesmo. A maioria nunca chega lá: só 8% das pessoas cumprem as promessas de ano novo, segundo uma pesquisa da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, divulgada no ano passado.

Se você fez promessas no início de 2019 e até agora não conseguiu começar, ou mesmo dar sequência, ainda há metade do tempo para correr atrás do lucro. A chance aumenta caso você consiga colocar alguma resolução em prática pelos primeiros 30 dias. É que depois desse tempo, você já se acostumou às restrições ou à mudança de vida. Aí tudo fica mais fácil.

Para isso, o pesquisador Rory Vaden, especialista em autodisciplina e autor do livro “Take the Stairs: 7 Steps to Achieving True Success”, dá dicas sobre como ter sucesso nas populares promessas. Ele também publicou em um estudo com seis dicas para superar as dificuldades do primeiro mês. Testa, vai que funciona!

ESCOLHA APENAS UMA RESOLUÇÃO

Quanto mais promessas, maior a dificuldade em cumprir qualquer uma delas. Isso porque mudar seus hábitos exige um gasto considerável de energia e tempo (e disposição). Segundo Vaden, você está praticamente fadado ao fracasso se tiver uma lista longa de promessas. Portanto, pense direitinho e apague nove das 10 mudanças obrigatórias que você queria para 2019.

 

PAGUE PELO FRACASSO

Simplesmente aposte: conte para alguém sobre sua promessa e defina um valor a ser pago. A punição pode ser financeira ou outra qualquer, como encarar algo ridículo ou que demande um exercício físico desgastante.

 

NÃO MENSURE RESULTADOS

Quem começa uma dieta, por exemplo, sempre sofre mais nos primeiros dias. E nem sempre a maldita balança mostra bons resultados logo de cara. É por isso que muita gente desiste. O esforço parece não valer a pena. Vaden recomenda que você se esqueça dos resultados e se concentre nos esforços.

 

CONFIRA O PROGRESSO

Progresso do esforço, não dos resultados. Por exemplo: se a ideia é perder 5 kg, não consulte a balança semanalmente. Mas reserve um horário para relembrar como você tem se saído bem: deixou de comer porcarias após o almoço, reduziu porções. Isso vai te deixar mais motivado. A dica é programar um alarme semanal no seu celular só para tirar uma meia hora e fazer o balanço de seus avanços.

 

COMECE DO ZERO TODA SEMANA

Sabe aquele papo do Alcoólatras Anônimos “só por hoje”? Pois é, adapte para a sua vida. Comemore se conseguir passar sete dias sem descumprir a promessa. Mas, lembre-se, um deslize e a contagem até os 30 dias recomeça. Ah, mas tem uma parte boa nisso: se você seguiu o plano à risca na última semana, tudo bem. Sempre tem uma segunda-feira para recomeçar.

 

CONTE COM ALGUÉM

Alguém precisa te ajudar a manter o ânimo. Se você encontrar alguém que, por exemplo, também se comprometeu a correr todos os dias pela manhã, seu desafio vai ser mais divertido. E bem mais fácil de ser cumprido. Seu cônjuge ou um amigo podem facilitar na busca por melhores resultados, tanto físicos quanto psicológicos.

Veja Mais

Matança em Peixoto: família deve responder por associação criminosa

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 17h 41min


Morar próximo de áreas verdes reduz o risco de ansiedade e depressão

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 14h 05min


Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 13h 04min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024