Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

MELHORIAS: Prefeitura de Sinop e sociedade discutem elaboração do Plano de Manejo do Parque Florestal

02 de Outubro de 2019 as 10h 00min

Foto: Assessoria

Assessoria

Na manhã do último sábado, 25 de setembro, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se reuniram com moradores do entorno do Parque Florestal para discutir a elaboração do plano de manejo do local.

O público participou com sugestões que poderão compor o documento final e no qual estarão descritas as normas, formas e restrições de uso, ações a serem realizadas e quais as formas de manejo dos recursos naturais, tanto na área interna, quanto em seu entorno.

Presente na reunião, a secretária municipal de Meio Ambiente, Ivete Mallmann, destacou que esta elaboração do plano de manejo está sendo capitaneada pela equipe da UFMT, uma iniciativa que a pasta apoia e participa. “Nós da Secretaria participamos, ouvimos a comunidade, observamos como contribuir e, principalmente, fazemos a conscientização, pois o Parque Florestal é um patrimônio municipal e o que mais queremos é a preservação deste ambiente”.

Dona Carmem Romão, moradora do bairro Primaveras, comemorou a iniciativa da Prefeitura. “Estou feliz e achei interessante, pois é importante cuidar daquilo que é seu, da comunidade. Então, discutimos aqui e vamos dar continuidade nesse plano”, explica

OBRAS NO PARQUE

O local será contemplado com obras de revitalização em sua área interna e passará a contar com espaços diversos que possibilitarão a maior integração entre homem e natureza e frentes de educação ambiental. Os serviços serão executados por meio de recursos de compensação ambiental e oriundos das obras de construção da usina hidrelétrica pela Sinop Energia. 

As obras correspondem à uma segunda etapa de serviços realizados na reserva. Na primeira delas foram construídos o novo portal de acesso e o início do estacionamento, além, também, do cercamento do entorno. Os recursos investidos, na ordem de R$ 900 mil, também foram oriundos da compensação ambiental pela Sinop Energia.

PRESERVAÇÃO

O Parque Florestal de Sinop é uma Unidade de Conservação, que tem finalidade esportiva, de lazer e preservação ambiental, por isso, a Prefeitura de Sinop mantém diariamente a manutenção do local, atuando em diversas frentes, tais como a limpeza e organização do espaço e seu entorno. Agentes de limpeza fazem a varrição, recolhimento e troca dos sacos de lixo instaladas no parque, bem como a coleta de resíduos.

Por meio da Secretaria é realizada, ainda, a manutenção das espécies de plantas, assim como as podas. Já a Gerência de Esportes auxilia na manutenção da área esportiva, a exemplo do campo de futebol.  A Reserva é dividida em três fragmentos, R-10, R-11 e R-12.

A R-11, área de visitação pública, ocupa uma área de mais 43,56 hectares, com um lago de 30.000 metros quadrados e uma nascente dentro da própria reserva. A mata nativa permanece preservada, com várias espécies de animais silvestres.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024