Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

MENOS EM UM CASO: Comissão aprova fim do voto secreto na ALMT

Exceção é para vetos do Executivo

14 de Novembro de 2019 as 06h 00min

Foto: Ronaldo Mazza

 

CLEMERSON SM/clemersonsm@msn.com

Na última terça-feira, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Assembleia Legislativa aprovou uma emenda ao Projeto de Emenda Constituição, chamada de PEC do Voto Aberto.

Durante a sessão extraordinária, o texto do deputado Paulo Araújo (PP), que determina o fim das votações secretas na ALMT, sofreu uma alteração, mesmo já tendo sido aprovado na CCJR.

De autoria do grupo de Líderes Partidários, uma emenda na PEC foi colocada, a manutenção de voto sigiloso quando o Executivo manda propostas para o parlamento estadual.

A explicação para este único item ser mantido como voto secreto nas deliberações da Assembleia, de acordo com o deputado Lúdio Cabral (PT), relator da matéria na Comissão é para que se evite uma perseguição, ou até mesmo retaliação por parte do Executivo que votarem contra o governo.

“Houve uma avaliação de um conjunto de deputados sobre a importância de manter o voto secreto no caso de vetos do Poder Executivo, para reduzir a influência do Poder Executivo sobre a posição dos deputados na hora de analisar vetos”, explica.

 

OUTRAS DECISÕES

Previsto para ser votado na reunião, o projeto de lei do Plano Plurianual (PPA) referente ao quadriênio 2020/2023 foi retirado de pauta a pedido do deputado Sebastião Rezende, relator da matéria. “O relator pediu mais um prazo e foi concedido. Caso o relator hoje mesmo na sessão possa entregar ou amanhã, nós podemos fazer uma reunião extraordinária para acatar ou não o relatório que será apresentado à nossa comissão”, adianta o presidente da CCJR, Dilmar Dal Bosco (DEM). 

Veja Mais

Cachorro que ia pra Sinop morre em voo após GOL mandá-lo para Fortaleza

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 13h 51min


Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024