Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 17 de Abril de 2024

Noticias

MILHO SAFRINHA 45% do milho foi plantado fora da janela ideal

Informações são do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária

09 de Abril de 2021 as 07h 00min

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

DA REPORTAGEM

 

Mato Grosso encerra o plantio da segunda safra de milho com mais de 2,5 milhões de hectares (equivalente a 45% do total) fora da chamada janela ideal, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Isso pode, lá na frente, acarretar em quebra de produtividade.

Querência e Canarana são os dois maiores produtores de milho do Médio Araguaia, com uma área, respectivamente, de 220 mil e de 100 mil hectares plantados na safra 2020.

Daqui para frente, a chuva será determinante para garantir uma boa safrinha. Falando na precipitação, depois de 15 dias de estiagem, ela finalmente retornou ao milharal da propriedade do Diego Dallasta, em Canarana (MT). Não foi o volume esperado, mas serviu para amenizar a tensão do agricultor.

“A lavoura estava sofrendo muito com a falta de umidade. Fomos abençoados com uma chuva, que variou de 40 até 110 milímetros, e temos tranquilidade pelo menos nos próximos dez dias, com umidade no solo”, conta.

Em Nova Mutum também tem produtor comemorando retorno da chuva, após o milho ser castigado pelo estresse hídrico. “Agora, esperamos que essa chuva continue. Precisamos mais este mês inteiro de chuva e algumas lavouras até o mês de maio, então estamos na torcida por mais chuvas”, afirma Alduir Cenedese.

De acordo com o agrônomo Rodrigo, a chuva dos últimos dias vai ajudar principalmente as lavouras plantadas nesta reta final. “Este ano foi um ano atípico, muitas áreas fugindo do comum, do normal, mas acredito que essa chuva vindo agora auxiliará e ajudará muito”, frisa.

O presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore, afirma que o setor já sabia que a segunda safra terminaria de ser semeada mais tarde, pois o calendário da soja atrasou desde o plantio. “A gente tem de fato um plantio que se assemelha ou é até pior que a safra 2015/2016, em que a gente teve uma redução drástica”, diz.

Veja Mais

Grêmio corre para contratar Edenilson e zagueiro, mas esbarra em dificuldades

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 16h 30min


Ônibus do Hospital do Câncer vai realizar atendimentos em Sinop

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 15h 30min


Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 14h 29min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024