Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

MILHO: Vendas antecipadas atingem percentual histórico em MT

Preços estão influenciando as vendas antecipadas, inclusive para a segunda safra

27 de Janeiro de 2021 as 06h 38min

​​​​​​​Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Os preços estão influenciando as vendas antecipadas de milho em Mato Grosso, inclusive para a segunda safra. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), as vendas da safra 2021/22 chegaram a 9% da produção estimada, um ritmo nunca antes registrado.

Em relação à safra 2020/21, a comercialização chegou a 66,6% da produção prevista, percentual acima do observado na temporada passada. As negociações são impulsionadas pela valorização nos preços do milho no estado. Somente em dezembro, os valores registraram alta de 12% em relação ao mês anterior. No entanto, a garantia de bons valores não é sinônimo de venda certa. Para o presidente do Sindicato Rural de Canarana, Alex Wisch, o clima obriga o produtor a ter um pouco de cautela.

“Temos medo de não conseguir plantar, dependendo de como vai ser a previsão de chuvas, o plantio pode se estender até 10 de março, na janela de risco, pois acabou o mês de fevereiro já entra nessa janela. Geralmente o milho plantado em março é ruim, pois chega nessa época e já não tem chuva, o que pode resultar em 4 ou 5 sacas de milho a menos”, diz Wisch.

O presidente do sindicato, que também é produtor, negociou apenas 50% da segunda safra de milho que ainda vai ser cultivada em sua propriedade. Os contratos foram realizados parte no sistema de barter, troca por insumos, e uma outra porcentagem em pagamento safra, mas sem travamento de preços futuros.

Para o presidente da Aprosoja, Fernando Cadore, o clima vai trazer impactos para a safra de milho. “Se houver excesso de chuva na colheita de soja, cada dia perdido vai aumentando esse volume de plantio fora da janela ideal. O produtor tem o seu planejamento e o grão deve ser cultivado, mesmo com esse atraso provocado pelo clima”.

Veja Mais

Quem pode fazer cirurgia refrativa?

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 10h 58min


FIT Pantanal 2024 ajudará a impulsionar turismo em MT

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 09h 58min


Após assassinatos, empresária ri e aponta arma para câmera

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 08h 02min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024