Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

MINIMIZAR IMPACTOS: Projeto de lei regulamenta reciclagem de lixo tecnológico

PL quer minimizar impactos ambientais, promover inclusão social

07 de Novembro de 2019 as 08h 30min

Foto: Fablício Rodrigues

 

DA REPORTAGEM

Com objetivo de fomentar a pauta da reciclagem de lixo tecnológico em todo o estado, o deputado estadual Thiago Silva apresentou na tribuna da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 1154/2019, que dispõe sobre coleta, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final deste tipo de lixo específico em Mato Grosso.

De acordo com o projeto, a coleta e a reutilização de lixo tecnológico serão realizadas para minimizar os impactos causados ao meio ambiente, promover a inclusão social e proteger a saúde pública. As empresas produtoras, importadoras ou que comercializem os produtos deverão, no prazo do regulamento, apresentar ao órgão estadual competente projeto de coleta e reutilização ambientalmente adequado ou mecanismo de custeio para esse fim.

“Essa é uma demanda apresentada pela sociedade e acredito que devemos ter cuidado com a radioatividade e o lixo tecnológico, que é prejudicial à saúde do ser humano e, quando reutilizado da forma correta, gera emprego e renda ao cidadão”, disse o deputado Thiago.

São considerados lixo tecnológico os resíduos gerados pelo descarte de equipamentos eletrônicos de uso profissional, doméstico ou pessoal, como computadores, monitores de vídeo, telas, displays, impressoras, teclados, mouses, alto-falantes, drivers, modems, câmeras, baterias, televisores e os demais eletrodomésticos e eletroeletrônicos que contenham metais pesados ou substâncias tóxicas.

Veja Mais

Cachorro que ia pra Sinop morre em voo após GOL mandá-lo para Fortaleza

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 13h 51min


Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024