Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

MORTE DE PEIXES: Usina é notificada pela Sema

Notificação do órgão veio após mortandade de peixes ocorrida no último dia 15

25 de Agosto de 2020 as 15h 00min

Nenhuma operação poderá ser feita sem autorização da Sema – FOTO: - Redes Sociais

CLEMERSON SM / clemersonsm@msn.com

 

Depois da Assembleia Legislativa de Mato Grosso cobrar uma posição da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), sobre a mortandade de peixes ocorrida no Rio Teles Pires, a pasta notificou a Companhia Energética de Sinop, responsável pelo controle da Usina Hidrelétrica.

A Sema indicou para a usina que realize nenhuma manobra no vertedouro ou nas turbinas e nenhuma alteração no status atual de operação do empreendimento sem expressa autorização do órgão fiscalizador.

A decisão é válida até que as investigações sobre o incidente de mortandade de peixes, ocorrida no final de semana de 15 de agosto de 2020, sejam concluídas.

Através de um comunicado a pasta informou que desde que tomou conhecimento do ocorrido iniciou o primeiro atendimento por meio da Diretoria de Unidade Desconcentrada de Sinop e em seguida enviou uma equipe multidisciplinar da sede para investigação do caso.

A Sema também contactou A Companhia do Estado de São Paulo (Cetesb), referência em investigação na mortandade de peixes, para dar suporte na investigação do caso.

Com os resultados em mãos, a pasta diz que vai aplicar as medidas administrativas cabíveis e estabelecer as medidas corretivas no âmbito do licenciamento para que esses episódios não ocorram novamente.

 

EXAMINAÇÃO

ÁGUAS DOS RIOS

Um projeto de lei tramita da ALMT e obriga do Governo do Estado a realizar de forma semestral análise nas águas dos rios mato-grossenses para detectar presença de agrotóxicos na água destinada ao consumo humano.

Na mesma proposta, as águas superficiais ou subterrâneas, fluentes e emergentes, localizadas no território mato-grossense também serão submetidas a análise semestral.

“Sua [os agrotóxicos] presença nos mananciais pode trazer dificuldades para o tratamento da água em virtude da eventual necessidade de tecnologias mais complexas do que aquelas normalmente usadas para a potabilização”, justifica o parlamentar tucano, Wilson Santos autor do prejeto.

Em abril de 2019, dados divulgados pelo Ministério da Saúde revelaram que Cuiabá e outras 29 cidades de Mato Grosso tiveram suas águas contaminadas por coquetel de agrotóxicos.

 

PROTESTO

No último domingo (23), pescadores fizeram uma carreata em Sinop, cobrando providências da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A falta de limpeza em parte da área alagada é uma das reinvindicações dos pescadores.

Eles querem também que a UHE crie ou contrate um laboratório que seja especializado em alevinos, como forma de repor as espécies mortas na região.

 

RESPOSTA

DA UHE

A Companhia Energética Sinop, concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, disse que lamenta o episódio ocorrido no último dia 15 e reforçou que cumpre rigorosamente com a legislação, seguindo as medidas necessárias. “A companhia monitora constantemente a qualidade da água e os resultados comprovam que não há qualquer evidência de prejuízo ao ambiente aquático. A Companhia reforça que preza pelo compromisso com o meio ambiente e com a geração de energia limpa e renovável”, diz trecho da nota publicada.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024