Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

MUDANÇAS: Senado aprova pacote anticrime

Agora vai para sanção presidencial

12 de Dezembro de 2019 as 19h 00min

Foto: REPRODUÇÃO

 

DA REPORTAGEM

O Senado Federal aprovou na quarta-feira (11) o “pacote anticrime” – um conjunto de medidas que alteram a legislação penal e processual penal do país. O projeto segue agora para a sanção presidencial.

O projeto aprovado é uma mistura dos textos elaborados pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, e pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Entre os pontos do texto estão o aumento de 30 anos para 40 anos no tempo máximo de cumprimento da pena de prisão no país; o aumento de 6 anos a 20 anos de reclusão para 12 anos a 30 anos de reclusão como pena para o homicídio simples, se envolver arma de fogo de uso restrito ou proibido.

O texto representa uma derrota parcial do ministro Moro, que viu pontos importantes que defendia serem derrubados pelos parlamentares, como a ampliação do excludente de ilicitude, a previsão de prisão após condenação em segunda instância e os acordos de plea bargain.

O ex-juiz, no entanto, conseguiu retomar algumas partes que considera importante antes da votação no plenário da Câmara, entre eles a possibilidade de gravar conversas entre advogados e presos, com autorização da justiça; a proibição da progressão de pena para pessoas que tenham em suas condenações de maneira explícita que pertencem a facção criminosa e a autorização para que agentes infiltrados possam produzir provas – desde que haja uma investigação em curso contra a pessoa.

Veja Mais

Cuiabá: obras na Avenida Parque do Barbado entram na fase final

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 06h 45min


Nova Rota testa tecnologia de iluminação inteligente na BR-163

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Grêmio corre para contratar Edenilson e zagueiro, mas esbarra em dificuldades

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 16h 30min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024