Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

MUITO CUIDADO: Procon alerta consumidores sobre black friday

Muitos consumidores ficam empolgados com preços sedutores, mas depois se arrependem

29 de Novembro de 2019 as 07h 30min

Compras eletrônicas precisam de muita atenção – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM COM AGÊNCIA BRASIL

Já virou tradição! A última sexta-feira de novembro se transformou no dia de correr atrás de descontos. É a black friday, que leva muitos consumidores às compras, confiando em preços melhores, para antecipar as compras de natal ou simplesmente satisfazer desejos.

Mas é preciso ficar atentos para não cair em golpes e fraudes. O Procon tem algumas dicas para os consumidores que pretendem aproveitar a ocasião e fazer suas compras, principalmente pela internet.

Entre as recomendações, estão evitar as compras por impulso, pesquisar os preços do produto em sites diferentes; tomar cuidado com promoções muito vantajosas; verificar, na hora de finalizar a compra, se o preço registrado é o mesmo que estava sendo ofertado; conferir o número de prestações, taxa de juros e demais encargos ou acréscimos nas compras parceladas.

Também é importante verificar a segurança do site, conferindo se na barra do navegador é exibido um ícone em forma de cadeado fechado.

O usuário também precisa manter o seu computador ou dispositivo móvel de acesso à internet protegido com senhas, antivírus e firewall atualizados, além de usar redes wi-fi seguras. Ao efetuar compras pela internet de preferência para os computadores de uso pessoal.

Outra dica é fazer pesquisa sobre a empresa fornecedora do bem que está sendo adquirido nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui.

Muita gente está ansiosa para gastar, mas muitos consumidores estão preocupados, se não vai pagar o preço normal do produto, com a pegadinha pague a metade do dobro, um dos pontos é a pessoa antes de começar esse período de Black Friday acompanhar os valores que os produtos tinham antes.

Se puder fazer o print dos anúncios anteriores já tem a prova estabelecida para uma eventual ação judicial. O consumidor também tem que ficar alerta se está sendo protegido dos crimes cibernéticos caso queira efetuar as compras pelo e-commerce.

E, outro detalhe importante: verifique as condições de entrega e o valor do frete. No estado do Rio, as empresas são obrigadas, por lei, a oferecer o serviço com a data e a hora em que o consumidor estará em casa para receber o produto.

Veja Mais

Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Programa Saúde na Escola será lançado nesta quinta em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 09h 10min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024