Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

NO ARAGUAIA: Implantar área úmida pode ‘quebrar’ 17 municípios, temem vereadores

Com a classificação, recomendação é pela proibição de atividades que contrariem o caráter ecológico

04 de Fevereiro de 2021 as 07h 05min

Municípios se unem contra implantação de área úmida – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Vereadores de 17 municípios da região do Araguaia estão se articulando para barrar qualquer proposta que torna a região em área úmida. O entendimento é que tal ação, traria um efeito catastrófico em todas as cidades e afetaria a produção agrícola.

Em visita à região do Araguaia, o presidente da União das Câmaras Municipais do Estado de Mato Grosso (UCCMMAT), vereador Edclay Coelho, recebeu uma solicitação do vereador de Porto Alegre do Norte, Selio Ribeiro de Carvalho, o “Sélio da Sac”, para que faça uma ação coletiva dos vereadores da região do Araguaia direcionado às autoridades do estado.

O Araguaia foi classificado como área úmida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (Inau), que recomenda a proibição de atividades que contrariem o caráter ecológico da região.

Ao todo, 17 municípios podem ser afetados pela proibição de atividades agropecuárias e redução do cultivo de lavouras e confinamento de animais. Neste sentido, como entidade representativa das Câmaras Municipais do estado de Mato Grosso, a UCMMAT está colhendo assinaturas de todos os vereadores dos municípios que poderão ser afetados para que este estudo seja barrado.

“Apesar de ser necessário ter um meio ambiente ecologicamente equilibrado, conforme a Constituição Federal, não se pode impedir outros direitos fundamentais, como o da vida, moradia, alimentação, trabalho e entre outros. Diante disto, nós requeremos providências urgentes para a manutenção da região do Araguaia da forma como se encontra, barrando qualquer projeto que vise tornar a região do Araguaia como área úmida”, salientou Coelho.

A UCMMAT irá apresentar uma Carta aberta aos deputados, senadores e ao governador Mauro Mendes, para que a situação seja definida da melhor forma.

 

ÁREA ÚMIDA

A orientação faz parte de um processo de formulação de lei que deverá restringir a exploração de áreas úmidas. Ela é necessária para cumprimento de um acordo internacional, a Convenção de Ramsar, da qual o Brasil é signatário desde 2002.

A Convenção de Ramsar, criada em 1971, estabelece marcos para ações nacionais com o objetivo de promover a conservação e o uso racional de áreas úmidas no mundo. Porém, somente após quase cinco décadas de sua criação é que começou a ter efeitos em Mato Grosso.

A recomendação técnica do Inau atendeu a uma consulta realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A dúvida da pasta é quanto à possibilidade de se manter algumas atividades na região do Araguaia, uma vez que a Lei nº 8.830/2008 veda a implantação de determinadas atividades nos limites da planície alagável.

Em resposta, o Inau apontou que “as atividades possíveis são aquelas que não matem o caráter ecológico e alteram os componentes, processos e benefícios/serviços ecossistêmicos da área úmida”, e apresentou uma lista de proibições.

Seriam 17 os municípios atingidos: Água Boa, Araguaiana, Bom Jesus do Araguaia, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, Luciara, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Ribeirão Cascalheira, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, Serra Nova Dourada e Vila Rica.

Veja Mais

Orientação sobre Imposto de Renda no Shopping Sinop

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 09h 48min


Abílio é condenado por ofensas a Botelho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 07h 45min


Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Jornal Online

Edição nº1278 20/04/2024