Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 24 de Abril de 2024

Noticias

NO SOLO: Veja as vantagens de investir no aumento do estoque de carbono

Tendência é que agricultores mais “sustentáveis” sejam melhor remunerados pelos mercados

23 de Setembro de 2020 as 08h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A introdução do sistema de plantio direto na agricultura brasileira, em meados da década de 1970, foi uma das primeiras ferramentas que permitiram o maior acúmulo de carbono no solo.

Doutor em agricultura tropical, o engenheiro agrônomo Wellington Magalhães explica que “a rotação de culturas e a introdução de gramíneas possibilitam o aumento de matéria orgânica no terreno, elevando a presença do carbono”.

Instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Magalhães completa dizendo que “na sua essência, a agricultura aumenta o carbono no solo. Quando o produtor insere gramínea ele aumenta essa presença, que é ainda mais potencializada com a integração entre lavoura-pecuária e lavoura-pecuária-floresta. Isso tem ficando em evidência no mercado e a atenção com os produtores que fazem isso têm ficado maior”, comenta.

O principal – e já conhecido benefício – é o aumento da fertilidade do solo, com melhoria da parte física e microbiológica do terreno, o que garante maior produtividade. Porém, as vantagens vão além do ganho de produtividade, segundo Magalhães.

“Os mercados têm passado a enxergar isso com bons olhos, já que os consumidores estão exigindo relações mais sustentáveis dos supermercados, das grandes tradings, dos conglomerados. E isso vai fazer com que estas empresas remunerem melhor os produtores que possuem esta ‘sustentabilidade’ comprovada”, explica.

Segundo ele, os produtores precisam ficar atentos a isso, porque é uma tendência esse pagamento. Já ocorre na prática e isso vai se expandir. “Já há várias multinacionais que estão pagando mais, estudando maneiras de mensurar o estoque de carbono e quantificar os valores, além de bancos que oferecem linhas de crédito diferenciadas para os produtores que se encaixam neste perfil”, completou.

Veja Mais

Cássio deve ir para o banco de reservas contra o Fluminense

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 18h 38min


Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024