Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

NOTA MT: Sefaz registra aumento de 69% na emissão de Notas Fiscais com CPF

Nota fiscal comprova a realização de uma venda e alguns tipos de prestação de serviço

13 de Março de 2020 as 06h 00min

Foto: Flávio Costa

 

DA REPORTAGEM

 

Com menos de oito meses, o Programa Nota MT já possibilitou um aumento na emissão de notas fiscais com o CPF do consumidor. A Secretaria de Fazenda (Sefaz) registrou um incremento de 69% na média mensal de notas fiscais de consumidor eletrônica (NFCe) emitidas no 2º semestre 2019, em comparação com o mesmo período de 2018.

Os dados constam no Relatório Geral 2019 do Programa Nota MT, divulgado pelo Núcleo Gestor do Programa. A unidade é vinculada à Sefaz e tem como objetivo fiscalizar os atos relativos ao Nota MT.

De acordo com o documento divulgado, no período de julho a dezembro de 2019 a média mensal de notas emitidas com o CPF foi de 4.895.436, o que corresponde a 69% a mais do que o emitido no mesmo período de 2018 quando foi registrada uma média mensal de 2.892.207 documentos emitidos. A emissão das notas fiscais com o CPF do consumidor é um dos requisitos para que ele participe dos sorteios do Programa Nota MT.

Em comparação com o total de NFCe emitida no período, o percentual ainda está abaixo do esperado pela Sefaz, correspondendo a 13% das 37.275.464 emissões realizadas entre julho e dezembro de 2019. Um dos motivos para o resultado é que alguns estabelecimentos se recusam emitir a nota fiscal com o CPF do consumidor, o que gerou mais de 4 mil denúncias no ano passado.

“Para mitigar o problema, a Sefaz está notificando os estabelecimentos e aplicando as devidas penalidades para que eles cumpram com a obrigação de emitir o documento fiscal, inclusive com o CPF do consumidor quando for solicitado”, esclarece o secretário de Fazenda, Rogério Gallo.

Além de possibilitar a participação nos sorteios do Nota MT, é a nota fiscal de consumidor (NFCe) que comprova a realização de uma venda e alguns tipos de prestação de serviço e o devido recolhimento do imposto. Portanto, é uma ferramenta indispensável para o combate à sonegação fiscal, revertendo no incremento da arrecadação estadual e possibilitando ao Estado realizar mais investimentos para a sociedade.

 

CADASTRO

Outra informação trazida no Relatório Geral é referente aos resultados alcançados em 2019 pelo Nota MT, como a quantidade de usuários cadastrados. No período de julho a dezembro daquele ano, o Programa bateu a sua meta e registrou 251.180 usuários. Na época o número foi comemorado pelo secretário de Fazenda, Rogério Gallo, que determinou uma nova meta para 2020: chegar aos 600 mil consumidores cadastrados.

O secretário ressalta que a adesão massiva ao Programa se deve aos mais de mil prêmios que são sorteados mensalmente. “Isso estimula o cidadão a participar e solicitar a emissão do documento fiscal com o CPF. Além disso, o Programa desperta nele o interesse pela função social do tributo, assim como o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos”, afirma.

Dados sobre o número de sorteados e a quantidade de entidades sociais beneficiadas pelo Programa Nota MT também são abordados no Relatório. Além disso, o documento informa o total de denúncias recebidas e de empresas notificadas pelo Fisco, e os serviços ofertados por meio do site ou aplicativo do Nota MT.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024