Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

NOVEMBRO AZUL: Prefeitura intensifica ações de cuidado à saúde do homem

Conforme a prefeita Rosana Martinelli as ações estão a todo vapor em Sinop

22 de Novembro de 2019 as 15h 00min

Foto: Assessoria

Assessoria

As ações alusivas ao Novembro Azul – mês que destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de câncer de próstata – estão a todo vapor em Sinop. Conforme a prefeita Rosana Martinelli, para que nenhum homem fique de fora da campanha, as equipes de saúde estão atendendo em horários diferenciados e até mesmo indo nas empresas durante o expediente de trabalho dos homens. “É uma soma de esforços para que, juntos, possamos alcançar esse público, que por receios ou pelo pouco tempo, devido à rotina corrida, não consegue procurar uma unidade de saúde para se prevenir”, relata a gestora.

Neste mês, o Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador (CEREST) intensificou as atividades preventivas, atuando em mais de 20 empresas com palestras educativas e preventivas sobre o assunto, além dos atendimentos técnicos como aferição de pressão, PSA (Antígeno Prostático Específico), exame de glicemia e testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis.

Uma equipe da Atenção Básica, também, foi até um posto de combustível da cidade, na noite desta quinta-feira, dia 21, para ofertar atendimento (exames, vacinas, orientações) aos caminhoneiros que ficam estacionados naquela localidade. Na agenda da Secretaria Municipal de Saúde, também, há atividades no período noturno em várias Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Nesta quinta-feira, dia 21, a UBS Maria Vindilina 2 iniciou os atendimentos noturnos direcionados para os homens, das 17h às 20h30. A extensão de horário irá seguir nos dias 22, 25, 26, 27, 28 e 29/11, por meio de agendamentos.

Com o mesmo horário, a UBS Nações estará atendendo o público masculino nos dias 26 e 27/11 e as unidades Gente Feliz e Ibirapuera, apenas, no dia 27/11.

No sábado, dia 23, os trabalhos serão realizados, das 8h às 18h, na Academia da Saúde, que fica localizada na praça P18, entre as Avenidas das Itaúbas com Palmeiras. O evento nomeado Saúde + Homem será repleto de ações direcionadas ao público masculino, bem como palestras orientativas, exames laboratoriais, avaliações físicas, cortes de cabelo e jogos de basquete e boliche, além de outras atividades de lazer e cuidados a eles.

Os servidores da Secretaria Municipal de Obras, também, serão contemplados com esse atendimento especial, na sexta-feira, dia 29, a partir das 13h. Já no sábado, dia 30, os atendimentos serão na UBS São Cristóvão, das 8h às 18h.   

A Secretária Municipal de Saúde, ainda, custeará 100 consultas com um especialista de urologia, para homens que tiveram alteração no PSA e mais 50 exames de biópsias para o diagnóstico de câncer de próstata, zerando assim a fila de espera do município.

As ações contam com o apoio da Faculdade UNIC e  do Instituto Social Saúde e Resgate à Vida (ISSRV).

Veja Mais

Norte Show dedica espaço especial para a pecuária

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 14h 52min


Afroturismo, turismo indígena e experiência pantaneira em MT

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 12h 52min


Sicredi registra crescimento nos principais indicadores

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 11h 51min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024