Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

OBRIGAÇÃO; Mercados e farmácias farão assepsia e controle de acesso

Objetivo é impedir que haja aglomerações, como as vistas nos últimos dias

21 de Março de 2020 as 07h 00min

Foto: Erbs Jr.

DA REPORTAGEM

 

Publicação suplementar do Diário Oficial de Mato Grosso trouxe obrigações aos estabelecimentos comerciais, tais como mercados e farmácias, que estejam abertos durante a vigência dos decretos assinados pelo governador Mauro Mendes para impedir a disseminação do coronavírus (Covid-19).

As empresas deverão adotar todas as medidas de assepsia para prevenção de disseminação, de acordo com as normas sanitárias vigentes. Os estabelecimentos comerciais serão obrigados a promover controle de acesso de clientes para impedir aglomerações.

Decreto assinado na quarta (18) recomendou ao setor privado a suspensão de eventos que concentrem mais de 50 pessoas em ambientes fechados e mais de 100 em ambientes abertos, a exemplo de atividades em feiras, academias, cinemas, clubes, missas, bares, restaurantes e boates. A sugestão deve ser levada em conta para balizar o impedimento de aglomerações em mercados e farmácias.

Competirá ao órgão estadual de vigilância sanitária promover fiscalização prioritária sobre as medidas. Ainda segundo publicação, o órgão estadual de vigilância sanitária expedirá em 72 horas ato normativo disciplinando os procedimentos específicos a serem adotados para cumprimento.

Os estabelecimentos comerciais estão proibidos de praticar valores abusivos, principalmente sobre mercadorias essenciais à higienização pessoal e ambiental em relação ao Covid-19.

 

CASOS

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus após o Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) encaminhar resultado de nova análise de um dos casos localizados em Cuiabá. Na última segunda (16) “o paciente testou positivo para o Covid-19 em exame realizado por um laboratório particular, porém, uma nova amostra foi coletada e analisada pelo Lacen, que confirmou o diagnóstico”.

Ele apresenta quadro estável de saúde e encontra-se em isolamento domiciliar. As recomendações seguirão o protocolo já estabelecido desde o início do monitoramento do paciente.

“No âmbito particular deste paciente, não haverá grandes mudanças, ele continuará em isolamento e deverá seguir todas as recomendações médicas. As orientações dadas anteriormente à população também deverão ser seguidas com rigorosidade. Temos um caso confirmado, mas as recomendações são todas aquelas que já divulgamos e reforçamos”, explicou o secretário Gilberto Figueiredo.

Veja Mais

Abílio é condenado por ofensas a Botelho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 07h 45min


Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Jornal Online

Edição nº1278 20/04/2024