Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

Olimpíada de Astronomia com lançamento de foguetes envolve alunos de escola

Estudantes da EMEB Sadao Watanabe, em Sinop, foram até o Estádio Gigante do Norte para executarem o projeto “Uma Propulsão de Conhecimentos”, que é a confecção de foguetes artesanais. Essa a primeira etapa da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFO

25 de Maio de 2019 as 06h 01min

NILCEIA COSTA

nilceiacamposcosta@hotmail.com

 

Estudantes da EMEB Sadao Watanabe, em Sinop, foram até o Estádio Gigante do Norte para executarem o projeto “Uma Propulsão de Conhecimentos”, que é a confecção de foguetes artesanais. Essa a primeira etapa da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), idealizado pelos professores Hilton Percinoto Júnior e Janice Karnikowski Tinin.

As turmas do 4º e 5º ano tiveram uma aula lúdica, com o lançamento de foguetes confeccionados com material reciclados. A intenção é mostrar aos alunos que astronomia e astronáutica estão presentes no cotidiano escolar e despertar neles o trabalho em equipe, com a colaboração de toda a família e a comunidade escolar.

Os foguetes foram desenvolvidos com garrafas pet e a base com cano de PVC. “A propulsão do foguete é de ar comprimido, com uma quantidade específica de água e pressurização do ar através de uma bomba de encher pneu de bicicleta”, explica Hilton.

A produção onde era necessária a utilização de equipamentos perigosos (serra, cola PVC, por exemplo) foi desenvolvida pelos professores, o restante ficou por conta dos 56 alunos que foram divididos em seis equipes para participar da competição.

Através da construção desses foguetes, os professores apresentaram conteúdos de física, matemática Leis de Newton, probabilidade, estatística, velocidade, movimento e parábolas. Esse foi um dos motivos que levou a professora Janice a participar do projeto. “Nós decidimos participar da competição por conta dos conteúdos, que são interdisciplinares e podemos trabalhar todas as matérias”, afirma.

Na primeira fase do experimento os foguetes têm que alcançar a marca de 100 metros, as equipes que atingirem essa marca estão pré-classificada para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA). No início do mês de junho, serão enviados os nomes dos alunos classificados. A divulgação do resultado e a premiação estão previstos para o mês de setembro.

 

OBA E MOBFOG

Segundo informações do site oficial da competição, a OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.  A Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.

Veja Mais

Morar próximo de áreas verdes reduz o risco de ansiedade e depressão

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 14h 05min


Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 13h 04min


Grupo Piccin aposta na inovação para otimizar eficiência

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 12h 03min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024