Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

ONLINE: Evento aborda uso de consórcios em segunda safra para SPD e ILP

6º Encontro Regional de Sistemas Produtivos será realizado neste sábado pela manhã

28 de Maio de 2021 as 15h 34min

Programação contará com três blocos de apresentações – Foto: Divulgação

ASSESSORIA DE IMPRENSA

 

As opções de consórcios de segunda safra em sistema de plantio direto na palha e em sistema de integração lavoura-pecuária para Mato Grosso serão o tema principal do 6º Encontro Regional de Sistemas Produtivos, que será realizado na manhã deste sábado (29). O evento online terá início às 8h e será transmitido nos sites do Clube Amigos da Terra de Sorriso, Embrapa Agrossilvipastoril, Vida Rural MT e Notícias Agrícolas.

A participação é gratuita e os interessados em receber certificado devem fazer inscrição antecipada em catsorriso.org.br.

A programação contará com três blocos de apresentações, com três espaços para responder às dúvidas do público que poderá participar por meio do chat. Parte das palestras serão pré-gravadas na fazenda Santana, em Sorriso.

A agropecuária sustentável será o tema do primeiro bloco. Inicialmente haverá uma apresentação do Programa REM Mato Grosso, que patrocina o projeto “Tecnologias Inovadoras de SPD e ILP para desenvolvimento sustentável da agropecuária mato-grossense”. O projeto será apresentado na sequência e desenvolve pesquisas de validação do uso de consórcios de segunda safra na Fazenda Santana e na Embrapa Agrossilvipastoril, além de atividades de transferência de tecnologia. Fernando Sampaio do REM e Flávio Wruck, da Embrapa, serão os palestrantes dessa parte inicial.

Os consórcios que vêm sendo trabalhados no projeto serão detalhados nos dois blocos seguintes. No segundo bloco serão abordados aqueles consórcios voltados para sistemas de plantio direto na palha, como o de milho com Brachiaria ruziziensis; milho com B. ruziziensis e Crotalária spectabilis; sorgo BRS Ponta Negra com C. spectabilis; sorgo granífero com estilosantes BRS Bela; B. ruziziensis com C. spectabilis; e de B. ruzizizensis com gergelim, C. spectabilis, níger, nabo forrageiro e trigo mourisco.

O consultor da Simbiagro Luciano de Oliveira começará falando sobre a implantação dos consórcios. Em seguida, o professor da UFMT Onã Freddi abordará as possíveis alterações nos atributos físicos e químicos do solo. Encerrando esta parte, o pesquisador da Embrapa Anderson Ferreira e o químico do Laboratório Solos e Plantas, Renato Cândido, falarão sobre a solubilização microbiológica de fósforo e a qualidade do solo.

 

ILP

No terceiro bloco será a vez de mostrar os consórcios forrageiros para sistemas de integração lavoura-pecuária. São cinco consórcios, como o de Piatã com feijão-caupi BRS Tumucumaque (Sistema Gravataí); Piatã com sorgo BRS 810; Piatã com nabo forrageiro; piatã com girassol, guandu-anão Iapar 43 e trigo mourisco; e o consórcio sêxtuplo com piatã, coracana, estilosante BRS Bela, guandu-anão Iapar 43, nabo forrageiro e trigo mourisco.

O analista da Embrapa Orlando Oliveira Júnior mostrará como é a implantação dos consórcios. O professor da UFMT Arthur Behling falará sobre a qualidade e a quantidade esperada de forragem produzida nos consórcios usando a braquiária Piatã, e o pesquisador da Universidade do Estado do Kansas, Bruno Pedreira, abordará os fundamentos da pecuária sustentável.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024