Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

OPORTUNIDADE Estão abertas inscrições para participar da Câmara Setorial Temática do Terceiro Setor

A iniciativa do deputado Dr. Gimenez (PV) visa oferecer capacitação e profissionalização para entidades que atuam no terceiro setor de Mato Grosso.

01 de Setembro de 2019 as 00h 00min

ASSESSORIA

As inscrições para participar na Câmara Setorial Temática do Terceiro Setor da Assembleia Legislativa estão abertas. Podem se inscrever associações, fundações, entidades filantrópicas e organizações não-governamentais (ONGs). O deputado estadual Dr. Gimenez (PV), autor da iniciativa, explica que a proposta é diagnosticar, debater e avaliar as políticas públicas nesta área, de modo a fortalecer essas organizações que são tão importantes para o Estado.

“Existem no Brasil mais de 12 milhões de pessoas envolvidas com a atividade filantrópica, ou seja, há cada vez mais gestores, voluntários e doadores investidores interessados em ajudar. Contudo, não temos um terceiro setor atuando com transparência e organização”.

Para o parlamentar, é importante capacitar essas pessoas para que trabalhem na assistência e serviços de caráter público, de modo a preencher as lacunas sociais geradas pelas falhas no primeiro e segundo setores (governo e privado/mercado). 

“Com o aumento de doações internacionais e disponibilização de fundos governamentais de apoio a projetos de caráter social, surgiu a preocupação com a sustentabilidade nessas entidades brasileiras, isso na década de 90. Mas até hoje existe uma lacuna nessa área”.

A contadora Fátima Dragoni, que tem especialização no Terceiro Setor, e trabalha há 30 anos na área, afirma que a criação da Câmara Setorial é uma demanda antiga que visa prioritariamente ajudar as instituições às novas regras advindas com o Marco Relatório das Organizações da Sociedade Civil (Mrosc) - Lei nº 13.019/2014.

“O objetivo é levar informações acerca de elaboração de projetos, voluntariado e suas especificidades, gestão e administração financeira e contábil. Embora muitas entidades não trabalhem com recursos, elas precisam fazer a contabilidade, ter certidões e demais documentos, precisam estar regularizadas”, explica a especialista.

A instalação da Câmara Setorial Temática do Terceiro Setor ocorreu nos termos do artigo 447, do Regimento Interno da Assembleia Legislativa e na Lei 8.325/2005, com período de 180 dias, prorrogáveis por igual período. 

Para se inscrever

Entre em contato com o gabinete do Dr. Gimenez e encaminhe o nome de sua instituição pelo telefone: (65) 3313-6795 e o e-mail drgimenezmt@gmail.com. 

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024