Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 16 de Abril de 2024

Noticias

OPORTUNIDADE: Sedec apoia produção de óleos essenciais e de bio produtos

Equipe está assessorando os empreendedores com dados técnicos

24 de Dezembro de 2020 as 05h 52min

Foto: Assessoria

DA REPORTAGEM

 

Uma nova cadeia de produção com alto valor agregado está se tornando realidade no munícipio de Chapada dos Guimarães e pode fomentar a agricultura familiar da região. A viabilidade do negócio impulsionada pela rentabilidade e sustentabilidade, especialmente porque pode ser cultivado em pequenas áreas, coloca a produção de óleos essenciais como um ramo de atividade muito promissor.

Atento a essa oportunidade e na possibilidade de expansão da cadeia produtiva em Mato Grosso é que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) está apoiando a implementação de uma fábrica de óleos essenciais.

“Tem uma equipe da nossa pasta que está apoiando com repasse de dados técnicos e informações agronômicas os empreendedores que estão investindo no plantio das matérias primas e na extração dos óleos essenciais”, explicou o secretário César Miranda.

Outra colaboração da Sedec, de acordo com o secretário, é contribuir para a viabilidade das alianças produtivas, ampliação do mercado consumidor, estruturação dos elos da cadeia e organização do sistema de produção dos compostos naturais, que são extraídos das folhas, flores, raíz e seiva das plantas e podem serem usados pela indústria farmacêutica, de cosméticos, de alimentos, de limpeza e de tratamento de saúde.

“A produção de óleos essenciais pode ser uma grande alternativa para as pequenas propriedades rurais por se tratar de uma produção que permite plantio em pouca área de extensão. É um nicho que está sendo criado. É uma grande oportunidade de negócio para vários agentes de produção”, afirmou César Miranda.

O empreendimento iniciado em Chapada dos Guimarães poderá se expandir para outras pequenas propriedades da região, gerando renda e emprego para as comunidades locais.

Veja Mais

Prêmios da Nota MT vão beneficiar associação de catadores e de abrigo animal

Publicado em 16 de Abril de 2024 ás 07h 13min


Goleada acende sinal de alerta: Cuiabá precisa de um treinador

Publicado em 16 de Abril de 2024 ás 06h 12min


Operação Cordilheira aplica multa de R$ 2,8 bi por desmate químico no Pantanal

Publicado em 16 de Abril de 2024 ás 05h 11min


Jornal Online

Edição nº1274 16/04/2024