Noticias
ORIENTAÇÕES: Grávidas devem manter distanciamento e evitar ir a hospitais durante gestação
MT registrou 27 mortes em decorrência da Covid-19, sendo 17 somente neste ano
08 de Abril de 2021 as 11h 30min

DA REPORTAGEM
A médica e professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ana Paula Muraro, orientou que as grávidas mantenham o distanciamento social e evitem idas a hospitais durante a gestação na pandemia. Atualmente, Mato Grosso registra 27 mortes em decorrência da Covid-19, sendo 17 somente neste ano.
A mais recente, registrada terça (6), foi a morte da médica Cibele Bento Rodrigues, 38 anos, em Barra do Garças. Ela estava grávida de oito meses e os médicos conseguiram salvar o bebê em um parto de emergência.
Segundo a professora da UFMT, as gestantes são consideradas grupo de risco e, por isso, devem sempre reforçar as medidas de prevenção à Covid-19. “É importante reforçar as recomendações para prevenção da infecção entre as mulheres gestantes e também para aquele período depois do parto”, ressaltou.
Ana Paula explicou que uma análise do Ministério da Saúde aponta que a maior parte dos óbitos que ocorrem entre gestantes são no 3° trimestre ou no período pós-parto, “mas isso não diminui a importância das medidas de prevenção em todas as fases da gravidez”.
A médica também orientou que as mulheres gestantes evitem ir a hospitais sem necessidade. “É importante que a mulher mantenha o pré-natal adequado, mas que evite procedimentos que não são necessários nesse período. Durante o parto, é recomendado um menor período de internação”, explicou.
Desde o início da pandemia até 20 de março de 2021, foram registrados 324 casos da Covid-19 em grávidas, sendo 130 somente neste ano. Desse total, 113 precisaram de internação, sendo 37 em 2021.
Veja Mais
Em Lucas, Prova do Sorgo reúne recorde de 250 ciclistas
Publicado em 17 de Setembro de 2025 ás 14h 56min
Sinop e Sorriso recebem painel sobre “Inovação Digital que Gera Lucro”
Publicado em 17 de Setembro de 2025 ás 13h 57min
Novo decreto torna obrigatória a alimentação de sistema em tempo real
Publicado em 17 de Setembro de 2025 ás 12h 56min