Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

OS COMANDANTES: Conheça os 10 técnicos do Estadual

Com a maioria jovens, apenas um deles já conquistou o título estadual da 1ª Divisão Marcos Birigui é o técnico do Sinop neste estadual

19 de Janeiro de 2020 as 08h 00min

Foto: Montagem

DA REPORTAGEM

 

Um dos personagens mais importantes do esporte, o técnico de futebol, aquele que trabalha quase sempre sob pressão, principalmente pelos torcedores que cobram dele o melhor desempenho possível e as atitudes certas. Diante disso, conheça os 10 comandantes dos times na competição.

Dos 10 concorrentes credenciados para iniciar a disputa, apenas um deles já foi campeão mato-grossense, e por sinal, duas vezes. O experiente técnico Marcos Birigui, atualmente no Sinop, foi campeão pelo Vila Aurora (2005) e no Cacerense (2007).

 

CUIABÁ

O técnico Marcelo Chamusca, baiano de 53 anos, experiente e conhecido no cenário nacional, foi o escolhido para comandar o elenco do Cuiabá, clube com maior estrutura de Mato Grosso e atual tricampeão consecutivo. A missão dele, que renovou seu contrato após um bom desempenho na Série B e o título da Copa Verde, não é simples, pois as últimas duas conquistas do Dourado no estadual foram de forma invicta, com Itamar Schülle. O time foi remontado com muitas peças indicadas pelo treinador e vem como favorito para a conquista do título.

 

OPERÁRIO-VG

No Chicote da Fronteira, a diretoria adotou mais uma vez a contratação de um jovem técnico, Luiz Gabardo Jr., gaúcho, 37 anos, com experiência de 14 anos no Grêmio, dentre as categorias de base e como auxiliar do técnico Renato Gaúcho no profissional. Com o ano cheio após alguns anos, a expectativa do torcedor é alta, na busca de disputar o título mais uma vez, já que bateu na trave no ano passado, com o vice-campeonato.

 

UNIÃO

Também com várias competições em 2020, Estadual, Copa do Brasil e Série D, o União Rondonópolis optou por um jovem técnico, Júlio César Nunes, gaúcho, 34 anos. O treinador tem experiência no futebol do seu estado natal. Por último dirigiu o Hercílio Luz-SC na Série D do Brasileiro. Com um elenco experiente e de jogadores conhecidos no estado, repetir a campanha do ano passado (3º colocado) e manter calendário para 2021 é um dos objetivos do Colorado.

 

LUVERDENSE

O Luverdense mais uma vez aposta em um ex-jogador do clube para comandar o elenco profissional. Depois das promoções dos ex-jogadores do Verdão com os técnicos Júnior Rocha, Odil Soares e Maico Gaúcho, a diretoria comandada pelo ex-presidente Helmute Lawish contratou o técnico paranaense Zé Roberto, ex-zagueiro capitão com história no LEC, com títulos estaduais e acesso para a Série B do Brasileiro. Os treinos ocorrem desde a segunda semana de dezembro.

Desta vez, aos 38 anos, ele será o responsável por comandar a equipe do lado de fora das quatro linhas, pela primeira vez em sua carreira. O foco é brigar pelo título do Estadual, já que não chega na decisão desde 2016, quando foi campeão pela última vez.

 

SINOP

O experiente técnico Marcos Birigui, paulista, 61 anos, do Sinop, é o único que já foi campeão mato-grossense, por sinal, duas vezes. Pelo Vila Aurora, em 2005, e no Cacerense, em 2007. Recentemente, ele também chegou forte na competição, com jogadores escolhidos a dedo por ele mesmo. Birigui foi duas vezes vice-campeão pelo próprio Sinop, em 2016 e 2017, respectivamente perdendo para Luverdense e Cuiabá.

Quinto colocado geral no ano passado, o desafio do Sinop em 2020 é retomar o rumo das competições nacionais, na busca por uma vaga na Série D e Copa do Brasil. Com 17 contratações e uma base mantida, a equipe começou treinamentos no início do ano.

 

ARAGUAIA

Com os trabalhos iniciados em 2020, o Araguaia repatriou um velho conhecido. O técnico Kiko Araújo, goiano, 44 anos, com diversas passagens pelo próprio time de Barra do Garças. Ele comandou a equipe no ano passado e terminou na sexta colocação, deixando para trás Mixto e Dom Bosco na tabela. Com baixas condições financeiras, mas fazendo do Zeca Costa um caldeirão, a missão é buscar a classificação para se manter na Primeira Divisão e buscar um algo a mais no mata-mata.

 

MIXTO

Após uma boa campanha na Copa FMF, chegando na semifinal e perdendo para o campeão Luverdense, o técnico cuiabano Gianni Freitas foi mantido no cargo do Mixto. Na busca de reorganizar o setor administrativo, o Alvinegro trabalha com os pés no chão, visando regularizar pendências. Mesmo assim, o Tigre contratou jovens conhecidos do técnico, além de algumas peças pontuais mais experientes, caso do recém-chegado Magno Costa, e do atacante Paulinho Mingau, conhecido na baixada.

 

DOM BOSCO

O técnico Odil Soares, 42 anos, ex-jogador nascido em Cuiabá, com boas passagens como treinador por Luverdense e União, terá a sua primeira oportunidade em um clube profissional da capital. Ele comandou o Dom Bosco na Copa FMF em 2019, mas agora tem nas mãos o elenco profissional, que treina desde início de dezembro.

 

NOVA MUTUM

Em seu primeiro trabalho como técnico do profissional, o ex-jogador catarinense Willian De Mattia, conhecido como Dema, 36 anos, conquistou em 2019 o acesso e título da Segunda Divisão do Estadual pelo Nova Mutum, que também estreou no profissional. No segundo ano de história do clube em competições oficiais, o elenco metade homogêneo e metade peças contratadas iniciou a preparação em dezembro e vem como novidade para a elite do Mato-grossense.

 

POCONÉ

O Poconé manteve o seu técnico Hugo Alcântara, cuiabano, 40 anos, ex-jogador do futebol europeu, com atuações na Liga dos Campeões, que conquistou o acesso para a Primeira Divisão com o vice-campeonato da Segundona no ano passado, pela segunda vez na sua carreira (Dom Bosco em 2014). No Estadual, ele já dirigiu Ação e Dom Bosco. Também com baixo investimento, o time usará como trunfo o mando de campo, no acanhado Neco Falcão, estádio com suas peculiaridades. Serão cinco jogos como mandante na fase classificatória.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024