Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

OUTUBRO ROSA: Inca prevê até 680 novos casos de câncer de mama

Várias ações vêm sendo implementadas para prevenção e diagnóstico do câncer nos estágios iniciais

03 de Outubro de 2019 as 08h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O câncer de mama é hoje um relevante problema de saúde pública. É a neoplasia maligna mais incidente em mulheres na maior parte do mundo. Em Mato Grosso, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estão previstos 680 novos casos neste ano. A taxa bruta estadual é de 41,32 por 100 mil pessoas. Em Cuiabá, são estimados 220 novos diagnósticos e uma incidência de câncer de mama feminina de 69,3 por 100 mil mulheres.

Para alertar, autoridades públicas ligadas à saúde deram início ao “Outubro Rosa”. Na capital, a Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT), em parceria com o MT Mama, lançou, ontem à noite a campanha no Hospital Estadual Santa Casa. Durante o evento, o secretário da pasta, Gilberto Figueiredo, anunciaria as ações a serem realizadas pela unidade hospitalar.

Na oportunidade, a unidade hospitalar também ganhou a iluminação rosa, que perdurará durante todo o mês de conscientização, já que a cor é símbolo mundial da campanha de prevenção ao câncer de mama. “O objetivo da campanha é sensibilizar e mobilizar as pessoas sobre o câncer de mama proporcionando, dessa forma, maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade da doença”, informou.

Ainda, conforme o Inca, as últimas estatísticas mundiais, preveem 2,1 milhões de casos novos de câncer e 627 mil óbitos pela doença. No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para este ano, são de 59,7 mil novos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma. Nas capitais brasileiras, esse número corresponde a 19.920 casos novos a cada ano.

A taxa bruta de incidência estimada foi de 56,33 por 100 mil mulheres para todo o Brasil e 80,33 por 100 mil mulheres nas capitais. Quanto a mortalidade, os dados referentes a 2016, apontam que foram registrados, no Brasil, 16.069 óbitos por câncer de mama em mulheres. A taxa bruta de mortalidade por esse câncer foi de 15,4 óbitos por 100 mil mulheres no país, mas variou entre as regiões geográficas. Em Mato Grosso, foi de 11,5 mortes/100 mil, abaixou da nacional.

Conforme especialistas, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. “Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor”, informa o Inca.

Existe tratamento para a doença e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, fatores relacionados ao conhecimento da doença e às dificuldades de acesso das mulheres aos métodos diagnósticos e ao tratamento adequado e oportuno resultam na chegada das pacientes em estágios mais avançados do tumor, piorando o prognóstico.

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Mas, outros fatores que aumentam o risco da doença são, ambientais e comportamentais como sedentarismo, obesidade e sobrepeso após a menopausa, consumo de bebida alcoólica; fatores da história reprodutiva e hormonal; e hereditários. De acordo com as autoridades públicas, o câncer de mama de caráter genético ou hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença.

Veja Mais

Cássio deve ir para o banco de reservas contra o Fluminense

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 18h 38min


Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024