Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

PANTANAL E BAIXADA: Polícia faz operação que apura incêndios criminosos

Operação foi desencadeada ontem

18 de Dezembro de 2020 as 18h 45min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da atuação da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA) realizou nesta sexta (18) a Operação Abuterum, que apura incêndios ilegais especialmente nas regiões do Pantanal Norte e Baixada Cuiabana. A operação contou com apoio do Corpo de Bombeiros, Politec e Batalhão Ambiental. A investigação tem o acompanhamento do Ministério Público Estadual e é relacionada a delitos ocorridos nas regiões.

Foram cumpridos pelas equipes da Dema mandados de buscas e apreensão em propriedade rurais e residência. As ordens judiciais foram expedidas pelo juiz da Vara Especializada do Meio Ambiente, Rodrigo Curvo. O nome 'Abuterum' vem do latim e significa 'você abusa'.

Patrimônio natural da humanidade, o Pantanal perdeu mais de 4 milhões de hectares em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo 29% da área total. Um número recorde que causou preocupação. Os incêndios ocorreram entre julho e outubro.

Um levantamento feito pelo Instituto Centro de Vida (ICV) aponta que 33,1 mil focos de calor registrados em Mato Grosso neste ano ocorreram no período proibitivo de queimadas – de julho a setembro –, o que representa 83% do total de registros.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram ainda que registros de chuva no bioma tiveram uma redução de 50% em relação à média histórica. Um dos principais indicadores da forte estiagem é o rio Paraguai, que atingiu o nível mais baixo desde os anos 1960.

O Instituto acredita que a propagação do fogo no estado pode ter origem no uso do fogo para fins agropecuários, quando é utilizado para limpeza ou renovação da pastagem do gado.

Veja Mais

Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Manchester United projeta barca ao fim da temporada

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 13h 55min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024