Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

PARAGUAT: Agricultores tentam antecipar uso de herbicida antes da proibição

A partir do dia 22, aplicação e venda do produto não serão mais permitidas no Brasil

05 de Setembro de 2020 as 06h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Daqui 17 dias, o uso do Paraquat, principal herbicida usado na agricultura brasileira, pode estar proibido. Segundo a regra atual, a partir do dia 22 de setembro a aplicação e a venda do produto não serão mais permitidas. Vale lembrar que a prorrogação do prazo entrou na pauta da última reunião da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas a votação foi interrompida por um pedido de vista para que os diretores tivessem um tempo maior de análise.

De acordo com o regimento da agência, quando um diretor pede vista de um tema, o assunto deve ficar de fora da pauta por duas reuniões ordinárias. Assim, o uso e comercialização do Paraquat deve voltar ao debate no próximo dia 15.

Enquanto isso, paira a incerteza entre os agricultores que compraram o herbicida para a safra 2020/21. É o caso do Luiz Bier, que vai plantar 2,1 mil hectares de soja em Gaúcha do Norte. A indefinição, às vésperas do início do cultivo das lavouras, levou o produtor a optar pelo uso do Paraquat no manejo pré-plantio – antes da data proibitiva. Normalmente, ele fazia uso do herbicida na fase final do ciclo da lavoura, para uniformizar a maturação das plantas.

“O Paraquat sempre foi muito utilizado, na sua maneira mais clássica, na dessecação da soja, onde ele é incontestavelmente o produto com a melhor relação custo-benefício. É um produto que não tem uma substituição fácil dentro da agricultura”, afirma.

Já o agricultor Altemar Krölling, decidiu não comprar Paraquat para esta safra. Ele vai plantar 1,75 mil hectares de soja em Diamantino e se diz preocupado com os custos que terá a mais para conseguir substituir o herbicida. “A gente já está procurando um novo manejo. A gente sabe que existe, mas aumentará os custos – no mínimo – o dobro. Então, estamos apreensivos com esse novo produto que vai aumentar os custos e ainda apostando na volta desta ferramenta (o Paraquat) para o nosso dia a dia, para auxiliar no nosso manejo”.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024