Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

PARCERIA: Prefeitos de Colíder e de Cláudia discutem investimentos empresariais nos municípios

20 de Setembro de 2019 as 14h 56min

Foto por: Nina Silva

Sérgio Ober

O prefeito de Colíder, Noboru Tomiyoshi, recebeu na terça-feira (18.09), em seu gabinete, a visita do gestor do município de Cláudia, Altamir Kurten. A conversa informal foi para iniciar um diálogo que resulte em parcerias que possam contribuir para atrair investimentos empresariais e promover o desenvolvimento dos municípios de pequeno porte da região norte de Mato Grosso.

Conforme Kurten, a união das cidades do interior passa a ser estratégica, uma vez que os investidores estão preferindo instalar seus empreendimentos nos centros maiores. “Nós precisamos trazer para os nossos municípios alguma perspectiva nova, um plano novo. Com essa onda de desenvolvimento nos polos, os nossos municípios estão ficando às margens disso”.

Altamir sugere a realização de estudos para conhecer as vocações de cada município e seus respectivos interesses e, em conjunto, elaborar um plano de desenvolvimento. “E aí, sim, junto ao governo do estado e às instituições que nos representam poder reorientar investimentos, promover as nossas regiões para que os investidores sejam atraídos para as nossas cidades e dar sequência à industrialização e à modernização das nossas economias”.

Noboru Tomiyoshi enaltece que a união e o diálogo entre os municípios são fundamentais para atrair o interesse dos empreendedores, que, atualmente, preferem as cidades maiores e mais estruturadas para construir suas empresas. “Precisamos provocar essas empresas a buscarem os nossos municípios, de pequeno porte, para que esses empreendimentos não fiquem centralizados apenas nos grandes polos”.

O prefeito de Colíder avalia que, hoje, ocorre um investimento muito forte nas cidades de Sinop, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Com isso, os municípios mais afastados acabam prejudicados. Segundo Noboru, cidades como Colíder e Cláudia também possuem estrutura e mão de obra eficientes para receber as indústrias.

“Nesse sentido, é importante iniciar esse diálogo com a Assembleia Legislativa, Governo do Estado, AMM, consórcios e os prefeitos para que nós consigamos desenvolver políticas no sentido de tornar as cidades menores atraentes aos empresários e descentralizar esses investimentos. Ou seja, essas indústrias devem ser direcionadas para os municípios de pequeno e médio porte, como Colíder, Santa Helena, Itaúba, Terra Nova, Marcelândia e Cláudia”.

No entanto, Noboru Tomiyoshi considera importante que o governo estadual e as entidades representativas dos municípios se envolvam nesse projeto. “Nós precisamos que o governo do estado olhe com carinho para esses municípios para que as empresas também façam investimentos nessas cidades”, pontua o prefeito de Colíder.

Veja Mais

Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Humor e solidariedade vão fazer parte do leilão da APAE Marcelândia

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 11h 35min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024