Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

PARCERIA: Sapataria itinerante atenderá os acometidos pela hanseníase

Termo de Cooperação e permitirá a implementação de diversos serviços

18 de Novembro de 2020 as 15h 00min

Sapataria itinerante para atender pacientes com hanseníase - Foto: Mayke Toscano

DA REPORTAGEM

 

Uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e o instituto Alliance Against Leprosy – em português “Aliança Contra a Hanseníase” – possibilitará a disponibilização de uma sapataria móvel itinerante em Mato Grosso. O serviço facilitará o acesso de pacientes do interior do Estado acometidos pela hanseníase às órteses-sapatos, próteses, trocas e adaptações de palmilhas.

A parceria com o instituto foi firmada nesta semana durante assinatura do Termo de Cooperação Técnica em prol do projeto “Mato Grosso em Redes: Cuidado Integral em Hanseníase”.

“A iniciativa é um marco para Mato Grosso, que é considerado um Estado hiperendêmico. Já fazemos o cofianciamento de municípios que realizam o atendimento desses pacientes, mas não podemos pensar somente na Atenção Primária. Precisamos fortalecer também o trabalho de reabilitação, pois grande parte desses pacientes têm sequelas físicas e esse projeto vai ao encontro disso, contribuindo para o atendimento especializado", avaliou a secretária adjunta executiva de SES, Danielle Carmona.

Além da sapataria itinerante, haverá a oferta de teleconsultorias e tele interconsultas médicas desenvolvidas por médicos especialistas em hansenologia disponibilizados pela Aliança, garantindo suporte especializado aos pacientes e capacitações para os profissionais da Atenção Primária à Saúde via Programa Telessaúde MT.

Para a médica especialista e presidente do Aliança Contra a Hanseníase, Laila de Laguiche, Mato Grosso está no caminho certo porque escolheu encarar a hanseníase que, segundo ela, é uma doença que desafia a saúde pública por ser transmissível, crônica, exigir reabilitação e cirurgia reparadora.

"Queremos fazer de Mato Grosso um estado modelo de atendimento em redes para pessoas acometidas pela hanseníase no país. Quando me foram apresentados os serviços de Telessaúde, que já existe no Estado, e a carreta itinerante, concluí que Mato Grosso está no caminho certo, porque por princípio o paciente com incapacidade física tem dificuldade para locomoção. Então, com essa Rede de Cuidado vamos incrementar a reabilitação no Estado", pontuou Laila.

Após a assinatura do documento, Laila visitou o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac) e Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), onde foram discutidos os panoramas da hanseníase em Mato Grosso e a explanação do projeto.

 

PROJETO

PILOTO

A primeira cidade a ser percorrida pela carreta será Alta Floresta. O município foi escolhido devido à presença de um profissional hansenólogo especialista na área, por ter um trabalho já consolidado realizado pelo AAER e por ser a primeira cidade do Estado a ter representantes do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

De início, o instituto Aliança Contra a Hanseníase já disponibilizou uma técnica terapeuta ocupacional de São Paulo para ser consultora na implementação da sapataria híbrida digital, que funcionará por meio da carreta. Devido aos recessos de fim de ano, a previsão é que a carreta inicie os atendimentos em 2021.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024