Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

PECUÁRIA BOVINA: Importação para abate no Brasil preocupa pecuaristas no estado

Entrada de animais “estrangeiros” pode colocar em risco sanidade do rebanho brasileiro

24 de Fevereiro de 2021 as 05h 49min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A baixa oferta de animais prontos para abate, levou o Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul (Sicadems), a solicitar ao Ministério da Agricultura o sinal verde para a importação de gado vivo do Paraguai. O pedido foi feito no início do mês e ainda é analisado pelo Mapa, mas tem gerado repercussão no setor.

Em Mato Grosso, estado vizinho a Mato Grosso do Sul e dono do maior rebanho bovino do país, o assunto preocupa os pecuaristas. Diretor-técnico da Acrimat, a associação que representa dos criadores, Francisco Manzi explica que o alerta é com eventuais riscos à sanidade da pecuária brasileira.

“A carne bovina brasileira está presente na mesa de mais de 140 países que importam o nosso produto. E o que fez com que a nossa carne caísse no gosto desses consumidores, além da qualidade, foi a segurança alimentar e o controle sanitário do nosso rebanho. Não temos nenhum caso de febre aftosa há mais de 25 anos e nenhuma outra enfermidade que pudesse criar alguma barreira para a exportação da nossa carne’, explica Manzi.

Apesar de entender o livre comércio, ele pondera: “O que nos preocupa na notícia da importação de animais de outros países do Mercosul para serem abatidos no Brasil é se há nos outros países o mesmo rigoroso controle sanitário que nós temos aqui no Brasil”, argumenta.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o Paraguai possui o mesmo status sanitário que os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, reconhecido como área livre de febre aftosa com vacinação.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024