Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 27 de Abril de 2024

Noticias

PECUÁRIA: Solo bem cuidado gera maior rentabilidade, diz Embrapa

Melhorar pastagens aumenta em até 22% taxa de desfrute dos rebanhos bovinos de corte

11 de Dezembro de 2020 as 05h 55min

DA REPORTAGEM

 

Mato Grosso tem mais de 1,5 milhão de hectares de pastagens relegadas a más condições de produção. A situação, mapeada por órgãos oficiais, não se trata de simples fragilidade na pecuária. Também pode ser encarada como uma grande oportunidade de recuperação de áreas com foco na ampliação da renda na atividade, sem que novas áreas sejam abertas. De acordo com a Embrapa, melhorar as pastagens ajuda a aumentar em até 22% a taxa de desfrute dos rebanhos bovinos de corte.

Ampliar a conversão do pasto em mais arrobas de boi gordo passa, dessa forma, pela incorporação de uma técnica consagrada na agricultura, mas que carece ser mais amplamente difundida na pecuária: a aplicação de calcário associada à adubação e boas práticas de manejo/gestão, como aliada da produtividade.

Dados do Censo Agropecuário de 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que dos mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários brasileiros, cerca de 523 mil possuem pastagens plantadas em más condições. Em números absolutos, o status negativo nos parâmetros de qualidade correspondem a 11,8 milhões de hectares. No universo total de propriedades, também aponta o levantamento, mais da metade (58%) não fazem adubação.

Mato Grosso tem mais de 1,5 milhão de hectares de pastagens relegadas a más condições de produção, necessitando de correção de solo. “O que se vê, grosso modo, é ainda certa resistência na incorporação desse conhecimento técnico-científico na atividade pecuária. Sabemos que isso implica em custos financeiros, mas é fundamental que esses custos sejam encarados como investimento que se transforma em mais lucratividade. Adubar e calcarear os solos ocupados pelas pastagens é investir numa pecuária de maior performance”, destaca Milton Ferreira de Moraes, Doutor Fertilidade do Solo e Adubação pela USP e professor/pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

RESULTADO

Na agropecuária, para Genésio Pereira, em Pontal do Araguaia, adubação e calagem nas pastagens é cuidado que se leva a sério. Não seria presunção afirmar que a propriedade de 400 hectares, à margem do belo Rio Araguaia, desponta como referência no Cerrado que se espalha sobre a divisa dos Estados de Mato Grosso e Goiás.

Em razão do criterioso manejo dos solos e das pastagens, adotado pelos proprietários há três anos junto a outras medidas benéficas, o negócio já colhe resultados vigorosos. Na qualidade das plantas forrageiras, na mais rápida conversão alimentar dos animais e, consequentemente, na rentabilidade do negócio.

Mato Grosso tem mais de 1,5 milhão de hectares de pastagens relegadas a más condições de produção, necessitando de correção de solo.

A fazenda abriga a produção de ovinos com foco em melhoramento genético – sob a marca Ovinos do Araguaia, premiada em várias exposições agropecuárias – e também se dedica à atividade de confinamento, oferecendo o sistema de “boitel”. À frente das atividades, o pecuarista e médico veterinário Clemens Barbosa de Novais Junior, 49 anos, representa a quarta geração da família dedicada à terra e criação.

Focado em intensificar a capacidade de confinamento na propriedade, ele explica que segue a receita já consagrada por várias pesquisas técnico-científicas para cuidar da pastagem: adubação associada à calagem regular, acrescidas de outros cuidados no manejo, com planejamento e disciplina.

Veja Mais

Matança em Peixoto: família deve responder por associação criminosa

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 17h 41min


Morar próximo de áreas verdes reduz o risco de ansiedade e depressão

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 14h 05min


Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 13h 04min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024