Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

PELO MEIO AMBIENTE

Bolsonaro, Mendes e Caiado lançam programa “Justos pelo Araguaia”

06 de Junho de 2019 as 00h 43min

Lançamento do projeto Juntos pelo Araguaia -Foto: Tchelo Figueiredo

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

O presidente Jair Bolsonaro (PSL), mais os governadores democratas de Mato Grosso, Mauro Mendes e Ronaldo Caiado de Goiás, estiveram reunidos ontem (05) nas cidades de Aragarças (GO) e Barra do Garças (MT) em solenidade de assinatura entre os três governos do convênio que busca a revitalização das margens do Rio Araguaia através de plantio de mudas de árvores.

O programa faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta data. No ato foi firmado também um acordo de cooperação técnica entre as Secretarias de Meio Ambiente dos Estados de Goiás (Semad) e Mato Grosso (Sema) e os Ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional.

No período da tarde, os governadores de Mato Grosso e de Goiás visitaram propriedade com áreas degradadas e fizeram o plantio simbólico de mudas de espécies nativas, servindo como o pontapé inicial do programa.

O programa “Juntos pelo Araguaia” prevê a recuperação de 10 mil hectares de áreas degradas em 27 municípios da região, sendo 5 mil em cada um dos Estados, Mato Grosso e Goiás. Na primeira etapa, o objetivo é recompor as florestas protetoras de áreas de preservação permanente e manejar pastagens e atividades agropecuárias com tecnologias de agricultura de baixo carbono, bem como implantar sistemas agroflorestais nas zonas de recarga de aquíferos, nas cabeceiras e nos afluentes que formam o Rio Araguaia.

“Vamos dar o exemplo de que é possível produzir e conservar com consciência social. Nós vamos preservar nossas riquezas naturais e construir uma nação rica, capaz de promover o nosso crescimento, por nós e por nossos filhos” disse o governador Mauro Mendes.

O presidente Jair Bolsonaro, destacou em sua fala que a assinatura do programa mostra que o Brasil está sim preocupado com a questão ambiental e vai trabalhar para associar preservação e desenvolvimento econômico. “Esse momento da revitalização da bacia Araguaia e de outras é o maior exemplo que podemos dar para o mundo que somos sim preocupados com o meio ambiente”.

A área de abrangência da atuação em Mato Grosso engloba os municípios que compõem o Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia: Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Tesouro, General Carneiro e Barra do Garças.

Veja Mais

Inauguradas ciclovias e pistas de caminhada em duas avenidas em Nova Mutum

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 07h 02min


Juiz condena empresário, Santos e CBF por falhas em jogo na Arena Pantanal

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 06h 01min


Produção de gergelim deve aumentar 105,8% em Mato Grosso, aponta Conab

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 05h 00min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024