Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

PENSANDO GRANDE: Projeto levará informação e qualificação para empreendedores

Governo do Estado pretende incentivar pequenos empreendedores com o projeto "Pensando Grande para os Pequenos"

28 de Setembro de 2019 as 08h 30min

Governo do Estado e parceiros assinam termo do projeto Pensando Grande para os Pequenos - Foto por: Christiano Antonucci

Assessoria

A maioria dos negócios em atividade em Mato Grosso é conduzida por pequenos ou microempreendedores. Para dar suporte a eles, o Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (26.09) o projeto Pensando Grande para os Pequenos, na Feira do Empreendedor, em Cuiabá, como um plano de ação para o desenvolvimento.

“O projeto vai ao encontro das diretrizes do Governo do Estado, que são investimentos e geração de emprego e renda. Nada melhor que começarmos com os pequenos empreendedores, que são os maiores geradores de emprego no Estado. Isso faz a diferença”, disse Mauro Carvalho, secretário chefe da Casa Civil.

Dados apontam que em Mato Grosso são 87 mil micro e pequenas empresas empregando mais de 470 mil pessoas. Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae MT, Jandir Milan, este é o momento em que o brasileiro mais deposita esperanças no empreendedorismo. “Com a Lei da Liberdade Econômica, teremos a desburocratização para aberturas de empresas e muitos poderão empreender e colaborar com a economia do País”.

É o caso de Glauber Bambirra, empresário da Smart Marketing interessado em startups. “O projeto é fantástico, é preciso dar atenção aos pequenos especialmente na oferta de recursos para empreender e crescer. Existem muitas pessoas com boas ideias e capacidade, mas estão limitadas pela economia e outras imposições do mercado”, afirma.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressalta que o programa foi desenvolvido e aprimorado com diversos parceiros para que haja a possiblidade de levar ao interior do Estado linhas de financiamento, capacitação, orientação jurídica, entre outras informações.

“Vamos bater à porta daqueles que querem ser empreendedores e criar um efeito multiplicador que realmente leve desenvolvimento para todas as regiões, iniciando pelas de menor PIB per capita”, explica.

Crédito: Rodrigo Lorenzon

O Circuito Empreendedor será o primeiro passo deste projeto e iniciará pelos municípios do Vale do Juruena. De acordo com o secretário adjunto de Indústria, Comércio e Empreendedorismo e coordenador do projeto, Celso Banazeski, será realizada uma pesquisa socioeconômica em cada município para identificar o perfil dos pequenos negócios e como os agentes municipais estão trabalhando o setor.

“Vamos discutir políticas públicas para desenvolver o empreendedorismo e levar o que for necessário: qualificação, boas práticas para a agroindústria para o selo Susaf, linhas de financiamento. Depois disso, o trabalho continua como, por exemplo, em um município onde há indústrias similares e identificarmos a necessidade de criação de Arranjos Produtivos Locais (APL)”, reforça.

Em Mato Grosso, cerca de 150 mil pessoas não têm um trabalho formal. Para o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), Gustavo de Oliveira, esse é um grande mercado para o empreendedorismo.

“É o melhor caminho porque trabalha para você mesmo, faz o seu horário, tem liberdade para ir atrás de novos mercados e desenvolver produtos, mas é preciso saber empreender. O Governo do Estado tem adotado medidas para apoiar os pequenos, que são o grande motor econômico quando se fala em geração de empregos, são eles que fazem a diferença”, disse.

São parceiros Sebrae, Desenvolve MT, Banco do Brasil, Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), Fecomércio MT, Senac, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), Sesi/Senai, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MT), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL), Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat). 

Para mais informações, basta acessar o site: empreendedorismo.sedec.mt.gov.br

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024