Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

PESCA AMADORA: Entidades, estudiosos e empresários criticam projeto do Cota Zero durante audiência pública

Proposta de proibir comercialização e transporte de peixes é questionados por diversos segmentos em MT

03 de Setembro de 2019 as 07h 00min

Foto: RAFAEL COSTA

ASSESSORIA

Pescadores, empresários e professores universitários manifestaram sua contrariedade ao projeto de lei, de autoria do governo do estado, denominado “Cota Zero” que proíbe a comercialização e o transporte de pesca amadora em Mato Grosso pelo período de cinco anos a partir de 2020.

Em audiência pública realizada na sexta-feira (30), no município de Barra do Bugres, aproximadamente 400 pessoas participaram do debate convocado pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB), para tratar da íntegra do PL 668/2019.

Comerciante há 20 anos no município de Santo Antônio de Leverger no ramo de peixes, o empresário Jair Gerônimo considerou que o projeto do Cota Zero é uma ameaça à sobrevivência de pequenos comerciantes do interior de Mato Grosso que exploram basicamente a atividade da pesca.

“O Cota Zero ameaça a vida financeira dos pescadores. Se esse projeto for aprovado coloca todos em uma situação difícil. Infelizmente, é um governo que só olha o lado dos ricos de Mato Grosso e não tem olhos para as pessoas mais pobres”.

“Até 70% do comércio de Santo Antônio de Leverger estará fechado por conta dessa lei. É um absurdo a lei estipular que 125 kg de peixe poderão ser tirados do rio por semana e imediatamente ingeridos pelo pescador”, concluiu.

O professor da Universidade Federal de Mato Grosso e doutor em Ecologia, Jerry Magno Ferreira Penha, criticou a tese defendida pelo governo do estado de que a pesca amadora representa uma ameaça aos rios e compromete a existência da diversidade de peixes em Mato Grosso.

“Não existem dados técnicos de que a pesca está eliminando os peixes. Mas sobram dados e evidências de que a inexistência de uma política de saneamento básico sacrifica gerações e compromete a atividade pesqueira e a saúde da população. O melhor dado científico diz que o estoque de peixe ainda permite a exploração da pesca”, disse.

Outro estudioso que condena a proposta do governo do estado como professor e ictiólogo é Francisco de Arruda Machado, conhecido popularmente como Chico Peixe. “O ser humano é um péssimo gestor da natureza. O Cota Zero é um projeto descabido que não atende os critérios técnicos e mantém obscuros interesses comerciais”.

A audiência pública durou três horas e contou com a participação de vereadores e populares dos municípios de Nova Olímpia, Barra do Bugres, Denise, movimento comunitário, comunidades ribeirinhas e representantes da Colônia Z-10.

Veja Mais

Público da Norte Show pode ir ao Shopping Sinop e acompanhar shows ao vivo

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 09h 45min


Campanha da OAB Sinop reforça prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 08h 45min


Hipertensão arterial afeta a vida de 36 milhões

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 07h 48min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024