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Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

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PESQUISA: Maioria dos cuiabanos pretende comprar durante a Black Friday

Dados indicam que mais da metade dos consumidores deve aproveitar ofertas

19 de Novembro de 2020 as 09h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Estamos nos aproximando da Black Friday, que vai acontecer oficialmente dia 27 de novembro, última sexta-feira do mês, como já é tradição. Para 2020, a grande promoção levanta diversas expectativas para o comércio, especialmente para um ano em que o setor foi afetado duramente pela pandemia do novo coronavírus.

Com a intenção de buscar algumas informações de como o consumidor irá se comportar em relação às promoções da Black Friday, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) realizou uma pesquisa através do seu núcleo de inteligência de mercado e constatou que 54% estão pretendendo realizar gastos na Black Friday; 8% ainda não sabem. Um percentual de 60,6% não pretende antecipar as compras de natal e 30,9% deve adiantar a aquisição dos presentes – (8,5% ainda não sabem).

Sobre o local preferido para fazer essas compras nos dias da Black Friday, 70,6% preferem ir na loja física, 15,7% preferem comprar direto no site das marcas, 5,9% devem comprar pelos aplicativos das lojas, 5,9% preferem sites de comparação de preço e 2,0% através das redes sociais.

Em relação aos produtos mais desejados para a compra, roupas e calçados estão na preferência do consumidor cuiabano com 41,8%, seguido de eletrodomésticos com 20,5%, celulares, smartphones e produtos de informática com 9%, móveis em geral com 6,6%, TVs e aparelhos som e afins com 6,6%, entre outros.

Entre os que irão comprar neste período de promoção a maioria pretende gastar mais de R$ 3 mil (9,7%), de R$ 2 mil a R$ 3 mil (7,5%), de R$ 1 mil a R$ 2 mil (16,1%), de R$ 800 a R$ 1 mil (10,8%), de R$ 600 a R$ 800 (1,1%), de R$ 400 a R$ 600 (24,7%), de R$ 200 a R$ 400 (12,9%), até R$ 200 (12,9%), sendo que 44,3% ainda não definiram um valor para os gastos.

De acordo com o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, a estimativa de aumento nas vendas deste ano é de aproximadamente 6% para as lojas físicas e de 19% para o mercado eletrônico quando comparado com 2019.

“As expectativas são muito boas, lembrando que se trata da 11ª edição da Black Friday no Brasil. No início era totalmente online, mas hoje já consolidada no calendário do brasileiro, tornou-se uma das principais datas de vendas do varejo, inclusive com a adesão em massa de lojas físicas”, destaca

Segundo ele, a pesquisa demonstra que muitos cuiabanos estão deixando para comprar produtos com ticket mais elevado neste período de promoções, com destaque para eletrodomésticos, smartphone, eletrônicos e produtos de informática. “Porém, roupas e calçados assim como ocorre na maioria de outros períodos promocionais, continuam tendo o melhor índice de vendas”, completa.

 

PESQUISA

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 13 de novembro, sendo entrevistadas 150 pessoas nos principais pontos comerciais da capital. A idade dos entrevistados é em média de 34 anos, sendo que 37,3% foram do sexo masculino e 62,7% do sexo feminino.

A escolaridade dos entrevistados era de 8,1% do ensino fundamental, 54,1% ensino médio, 31,8% com ensino superior e 6,1% com pós-graduação.

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