Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 24 de Abril de 2024

Noticias

PLANEJAMENTO URBANO:Estratégia para redução de riscos de desastres nas cidades

O assunto será discutido durante o 1º Seminário Mato-grossense sobre Redução de Riscos de Desastres, nesta quarta-feira (30.10), a partir das 8h30, no Cenarium Rural

29 de Outubro de 2019 as 10h 30min

Foto: Divulgação

Assessoria

O planejamento urbano é uma das principais estratégias para a redução dos riscos de desastres e será um dos assuntos discutidos durante o 1º Seminário Mato-grossense sobre Redução de Riscos de Desastres, nesta quarta-feira (30.10), a partir das 8h30, no Cenarium Rural.

“Precisamos conhecer os riscos e considerá-los no processo de ordenamento territorial, pois há uma complementaridade entre o planejamento urbano e a redução do risco de desastres, sendo então, o adequado ordenamento territorial e urbano, muito relevante para promover a prevenção do risco de desastres”, destaca o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, César Viana de Brum.

Ele explica que em Mato Grosso, as principais ocorrências são relacionadas a enxurradas, inundações, estiagem, seca, erosões, incêndios, vendavais, alagamentos e granizo. De 2010 a 2018, foram necessários R$ 156 milhões para reconstrução de infraestruturas afetadas por desastres.

“Como gestores devemos nos preocupar em enxergar os objetivos da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil nas políticas de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano, saúde, meio ambiente, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, geologia, infraestrutura, educação, ciência e tecnologia e demais políticas setoriais”, pontua Viana de Brum.

O seminário é organizado pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, ligada à Casa Civil, e ocorre até quinta-feira (31.10), com palestras de autoridades no assunto, como o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, que tratará do “Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”.

Também estão previstas palestras com o vice chefe para as Américas do Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desastres, Nahuel Arenas, com a vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos de Desastres, Patrícia Sottoriva, e com o coordenador de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos de Desastres, Tiago Molina Schnorr, entre outros palestrantes.

O objetivo do encontro é apresentar as ações da Defesa Civil Estadual, fomentar a pesquisa com foco na redução de risco de desastres, produzir conhecimento acerca dos desastres no território mato-grossense, encorajar a participação popular nas ações de Defesa Civil e incentivar a criação das coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil.

 

Veja Mais

Flamengo: estratégia contra altitude para não sofrer com “mal agudo da montanha”

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 10h 55min


Ministério acata recomendação de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 09h 54min


Beneficiários do INSS começam a receber o 13º

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 08h 53min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024