Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

PORTE OBRIGATÓRIO: Motoristas devem trafegar sempre com o documento de licenciamento veicular

27 de Agosto de 2019 as 12h 00min

É necessária a impressão do CRLV para comprovar que o veículo está regular - Foto por: Mayke Toscano

Carolina Alonso | Detran-MT 

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) alerta aos proprietários de veículos para que se atentem quanto à emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) tão logo realizem o pagamento. O documento é de porte obrigatório para trafegar com o veículo, conforme estabelecido no artigo 133, do Código de Trânsito Brasileiro. 

Segundo a chefe de Fiscalização do Detran-MT, Kerollain Pacheco, a maior incidência de multas e recolhimento de veículos hoje no Estado deve-se ao fato do proprietário ou condutor não portar o CRLV no momento de alguma abordagem policial ou fiscalização de trânsito.

“São recorrentes situações em que o condutor pagou seus débitos junto ao Detran e não realizou a impressão do documento”, comenta.

Por isso, o Detran-MT reforça que não basta o proprietário do veículo realizar o pagamento e circular apenas com o recibo. É necessária a impressão do CRLV para comprovar que o veículo está regular. Caso o veículo esteja circulando sem o licenciamento do ano corrente, ele será apreendido e removido ao pátio de apreensões do Detran.

Além da apreensão, circular com o veículo sem o porte do licenciamento anual é considerada uma infração gravíssima, contabilizando 7 pontos na CNH e o condutor ainda será multado no valor de R$ 293,47, conforme previsto no artigo 230, do CTB.

CRLV Digital

Além do documento impresso, o Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso (Detran-MT) disponibiliza aos condutores do Estado o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV).

A versão eletrônica foi desenvolvida para utilização por meio de smartphones e está disponível junto à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em apenas um aplicativo. O documento eletrônico contém todas as informações do documento impresso e possui a mesma validade jurídica.

Antes de baixar o documento digital, o proprietário do veículo precisa ter pago o licenciamento do ano de 2018.  

O CRLV Digital pode ser compartilhado com até cinco pessoas que utilizem o mesmo veículo, desde que já tenham instalado o aplicativo no celular. Quem recebe o CRLV Digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito durante abordagens.

Como obter

Para obter os documentos eletrônicos é preciso fazer o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disponível gratuitamente na Google Play e App Store. Depois, basta fazer o cadastro no aplicativo. O usuário receberá um e-mail e deverá clicar no link para confirmação.

Após a ativação, deve-se fazer login no aplicativo e clicar em “adicionar documento”, que será a CNH ou CRLV digitais. Após o cadastro, para validar o CRLV digital, deverá informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV) (antigo DUT).

Depois de confirmar a validação, será necessário informar o número de telefone celular. Neste momento, será disponibilizado o CRLV Digital no dispositivo móvel.

Para acessar as informações, o aplicativo exigirá do usuário uma senha de quatro dígitos, uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. Tanto a CNH quanto o CRLV Digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo sem internet.

Veja Mais

Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024