Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

PORTO DOS GAÚCHOS: Com oito processos, Vanderlei tem candidatura deferida pela Justiça

Candidato assumiu o lugar de Revelino Trevizan barrado pela Justiça Eleitoral

28 de Outubro de 2020 as 07h 10min

Foto: assessoria

DA REPORTAGEM

As eleições em Porto dos Gaúchos este ano estão atípicas. Pela primeira vez na história do município, um candidato a prefeito foi barrado de concorrer durante o processo eleitoral. Revelino Braz Trevisan (PL), ex-prefeito por 2 mandatos, entre 2001 e 2008, teve seu registro de candidatura indeferida pela justiça eleitoral por enquadramento na Lei da Ficha Limpa, que proíbe condenados por órgão colegiado de disputar cargo eletivo. Ele esteve envolvimento no caso de corrupção que ficou conhecido nacionalmente como “Sanguessugas”, quando vários prefeitos compraram ambulâncias por valores superfaturados para os municípios, em esquema que envolveu a Planan.

Com o indeferimento de Revelino, o grupo político do atual prefeito Moacir Pinheiro Piovesan, o “Baxinho”, do MDB, que busca se perpetuar no poder no município, teve dias conturbados para escolha de novo nome. O candidato a vice de Revelino, Nolar Soares de Almeida do mesmo partido, foi indicado para assumir a candidatura de prefeito, mas menos de 24hs depois, abandonou a disputa alegando motivos pessoais novamente um novo nome foi indicado para assumir a disputa pelo grupo.

O novo nome é Vanderlei Antônio de Abreu (MDB), que terá como vice o comerciante Mauro da Quiles, também do mesmo partido.

Porém, Vanderlei que foi indicado como candidato a prefeito, não é um nome desconhecido em Porto dos Gaúchos. Vanderlei é corretor de imóveis atualmente, mas já tentou eleição a cargo de vereador em 2008, quando foi barrado pela justiça e não teve os votos computados nas urnas.

 

Na época, fazendo parte do grupo que elegeu a prefeita Carmen Lima Duarte, Vanderlei foi indicado para chefia de gabinete. Mais tarde, a própria prefeita exonerou Vanderlei por descobrir que ele estava praticando crime dentro da prefeitura, com emissão de notas fiscais falsas para desvio de recursos em benefício próprio.

A ex-prefeita então denunciou Vanderlei de Abreu e o secretário de finanças da época ao Ministério Público, o que rendeu alguns processos que Vanderlei responde até hoje.

Em uma busca, verificou-se que o candidato a prefeito do MDB responde a pelo menos 8 processos, a maioria relacionados a improbidade administrativa e danos ao erário público.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024