Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

PRÊMIO PORTOS + BRASIL: Melhores portos públicos serão premiados por desempenho

Premiação contemplará quatro categorias técnicas e será promovida no dia 23 de novembro

18 de Novembro de 2020 as 16h 00min

Os portos públicos brasileiros com os melhores índices de desempenho nas gestões serão premiados pelo Governo Federal - Foto: Agência Brasil

Agência Brasil

Os portos públicos brasileiros com os melhores índices de desempenho nas gestões serão premiados pelo Governo Federal a partir deste ano. O Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), criou o prêmio “Portos + Brasil”, que avaliará e destacará os melhores portos do país, com base no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP).

A iniciativa faz parte das diretrizes previstas na Portaria MTPA n° 574/18, que garantem mais autonomia às autoridades portuárias nos procedimentos licitatórios, além de maximizar a descentralização da administração dos portos organizados. A portaria permite, ainda, que o ministério identifique quais autoridades portuárias vêm adotando as melhores práticas de mercado, de gestão e governança, de transparência e que possuam boa estrutura organizacional, física e quadro funcional adequado à exploração portuária.

Segundo Diogo Piloni, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, a expectativa para a premiação é alta, uma vez que se trata de um importante reconhecimento para a gestão técnica e eficiente que os portos brasileiros vêm adotando a partir de diretriz estabelecida pelo Ministério da Infraestrutura nesse sentido. “A intenção do governo é estimular a busca permanente de excelência na gestão dos portos públicos do Brasil”, avalia o secretário.

Ranking nacional

A cerimônia para entrega dos troféus ocorrerá no dia 23 de novembro, em Brasília (DF), e serão premiados os portos que tiverem a melhor nota na execução dos investimentos planejados, no crescimento da movimentação, na variação da margem EBTIDA e no ranking do IGAP - o indicador avalia o nível de eficiência operacional, de eficiência administrativa, de manutenção de acessos aquaviários, de execução orçamentária de investimento, entre outros.

Confira as quatro categorias em disputa:

- Categoria 1: Execução dos Investimentos Planejados (visa a mensurar a proporção do orçamento de investimento disponível que foi efetivamente executada pela Autoridade Portuária, buscando avaliar a capacidade operacional para concretizar os investimentos desejados).

- Categoria 2: Crescimento da Movimentação (visa a avaliar, em termos percentuais, o crescimento da movimentação dos portos organizados em relação ao ano anterior).

- Categoria 3: Variação da margem EBTIDA (visa a avaliar, em termos percentuais, o crescimento da margem EBTIDA das autoridades portuárias em relação ao ano anterior).

- Categoria 4: Ranking do IGAP (visa a demonstrar a pontuação obtida pelas Autoridades Portuárias no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias, criado pela Portaria n° 574/18).

 

Veja Mais

Nova Rota testa tecnologia de iluminação inteligente na BR-163

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Grêmio corre para contratar Edenilson e zagueiro, mas esbarra em dificuldades

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 16h 30min


Ônibus do Hospital do Câncer vai realizar atendimentos em Sinop

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 15h 30min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024