Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

PRAGA Embrapa desenvolve vacina contra o carrapato bovino

Eficácia do imunizante é de 69% até o momento

15 de Abril de 2021 as 09h 00min

DA REPORTAGEM

 

O carrapato bovino já é um desafio conhecido pelos pecuaristas. De acordo com a Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande/MS, a pecuária brasileira perde cerca de US$ 3 bilhões por ano por causa dele. No mundo, o prejuízo passa de US$ 17 bilhões. Para o controle eficiente, a Embrapa, em parceria com um laboratório farmacêutico, desenvolveu a primeira vacina contra o carrapato.

“A gente vem trabalhando nela há muito tempo, e conseguimos registrar a patente depois de um ano. Isso nos traz uma possibilidade real de oferecer uma ferramenta, a curto prazo, para o controle do carrapato sem uso de produto químico”, diz o pesquisador Renato Andreotti.

Segundo ele, a eficácia do imunizante é de 69% até o momento. “A gente pretende continuar fazendo estudos e aumentar essa eficiência da vacina”, diz.

A vacina já teve a patente aprovada, mas não vai chegar ao mercado neste ano. “Assim como estamos vendo com a vacina da Coronavac, é um processo muito semelhante. Acredito que leve um ano e meio a dois anos para ser aprovado [o uso] junto ao Ministério da Agricultura, sendo bem otimista. A ciência é algo fundamental para o país, e a construção da ciência se dá a longo prazo”, destaca.

Veja Mais

Abílio é condenado por ofensas a Botelho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 07h 45min


Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Jornal Online

Edição nº1278 20/04/2024