Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

PRAZO ESTENDIDO: Vacinadores se capacitam para proteger rebanho da brucelose

Trabalhadores cadastrados têm até julho/2021 para concluírem capacitação

03 de Outubro de 2020 as 07h 00min

Documento exige que capacitação seja feita pelo Senar-MT – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Profissionais que aplicam vacina contra brucelose em bovinos e bubalinos aproveitam a flexibilização dos decretos municipais – quanto a realização de treinamentos – para cumprirem a exigência do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT). Os trabalhadores cadastrados no órgão têm até julho de 2021 para concluírem capacitação que os habilita para a função. O prazo foi estendido por um ano, devido a pandemia da Covid-19.

Analista de pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Marcos Coelho de Carvalho explica que após esse prazo, os vacinadores que não apresentarem a capacitação – por meio de um médico veterinário – serão retirados do cadastro oficial. “Estima-se que em Mato Grosso tenham mais de quatro mil vacinadores. Após o prazo limite, somente poderão exercer a atividade, aqueles que tiverem a capacitação”.

A obrigatoriedade foi determinada por meio da Portaria número 114 de 7 de novembro de 2018. O documento exige que a capacitação seja feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) ou instituição equivalente reconhecida pelo Indea-MT. Desde esta data, o Senar-MT já capacitou pelo menos 2.800 pessoas em treinamentos de Vacinação contra a Brucelose e Agente sanitário em saúde animal, ambos válidos para comprovação de capacitação.

Em Porto dos Gaúchos, cerca de 75 produtores e trabalhadores rurais devem realizar a capacitação até a primeira quinzena de outubro. O presidente do Sindicato Rural, Milton Zolin, acredita que além da obrigatoriedade, a vacinação por profissionais capacitados traga mais segurança para a atividade. “O rebanho do município é de 114 mil cabeças de gado e ter o pessoal treinado é crucial para não perdemos esses animais e para que a vacinação ocorra de forma correta”.

Segundo o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Renato de Andrade, o treinamento consiste na atualização de conhecimentos. “Fazemos revisão sobre os efeitos da vacinação de forma geral; como elas devem ser conservadas e aplicadas; as faixas etárias dos animais e a legislação vigente”.

 

PROGRAMAÇÃO

Até o final do ano, estão previstos 52 treinamentos ofertados pelo Senar-MT em parceria com os Sindicatos Rurais. Estes cursos acontecem em 38 cidades. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural do respectivo município e verificar as próximas turmas.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024