Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

Prefeitura pede autorização do FNDE para concluir creches

Recursos serão usados nas Cemeis Nova Aliança e Rota do Sol

12 de Maio de 2020 as 10h 31min

Dando sequência ao calendário em alusão aos 34 anos de emancipação político-administrativa de Sorriso, representantes da Administração Municipal e da Câmara de Vereadores conferiram na tarde de ontem (11) a obra do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemeis) Nova Aliança. A obra teve início em 2014 e sofreu atraso por várias situações, como o abandono da empresa inicialmente licitada para executar a obra, necessidade de nova licitação, bem como demora no envio de recursos pelo Governo Federal.

Para garantir a continuidade destas duas obras sem depender da vinda de recursos federais, a Prefeitura solicitou autorização ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para concluir as duas obras com recursos próprios. No dia 5 de maio, foi enviado o ofício GAPRE n.º 135/2020, endereçado à Karine Silva dos Santos, presidente do FNDE.

O Cemeis Nova Aliança, que integra o Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil, o ProInfância, do Governo Federal, segue o Tipo 1 de edificação e terá capacidade para atender até 400 crianças de seis meses a 3 anos e 11 meses. Os pequenos devem ser atendidos em uma ampla estrutura: são 1.118,48 m², que inclui salas de aula, sala de professores, refeitório, cozinha, fraldário, sala de amamentação, playground e banheiros especialmente adaptados para as crianças, entre outros itens. As salas serão todas climatizadas e contarão com aparelho de som.

De acordo com o ProInfância, caberia ao município arcar com a doação do terreno e a terraplanagem,ficando o repasse de recursos a cargo do Governo Federal. Ainda em 2013, junto com o Cemeis Nova Aliança, foi assinado também o contrato para edificação do Cemeis Rota do Sol, ambos pelo ProInfância e com o investimento federal de R$ 1,7 milhão em cada unidade. A intenção é, com o aval do FNDE, tocar as obras com recursos do Município.

“Sabemos o quanto estas obras são necessárias para o município, por isso, estamos concentrando esforços para finalizá-las o mais rapidamente possível, garantindo assim que as famílias destas 600 crianças possam ficar tranquilas, sabendo que as crianças estão sendo bem atendidos com educação de qualidade, em um ambiente planejado e construído para garantir o bem-estar delas”, comenta o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

Conforme dados da Secretaria Municipal da Cidade (Semcid), cerca de 50% da obra do Cemeis Nova Aliança já está concluída, enquanto a obra do Cemeis Rota do Sol está com cerca de 60%. “A partir de agora, as obras entram na parte dos serviços de acabamentos, pinturas e instalações”, informa o engenheiro Luciano Scaburi. 

O Cemeis Rota do Sol tem capacidade de atendimento de até 250 crianças e segue o tipo B de edificação do ProInfância, com a mesma infraestrutura do Nova Aliança, porém com menos salas de aula. “Acreditamos que para o próximo ano letivo já poderemos dispor desta nova estrutura, garantindo educação de qualidade perto de casa para os moradores do Nova Aliança e também do Rota do Sol”, estima a secretária de Educação e Cultura do município, Lucia Drechsler.

Veja Mais

Produção de gergelim deve aumentar 105,8% em Mato Grosso, aponta Conab

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 05h 00min


Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024