Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

PREOCUPAÇÃO: Covid-19 cresce em Mato Grosso

Aumento de casos em MT vem preocupando autoridades políticas e profissionais da saúde

16 de Junho de 2020 as 06h 30min

Foto: Divulgação

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

De acordo com dados oficiais emitidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), só nas últimas 24 horas (até o fechamento desta edição), o estado de Mato Grosso contabilizou 369 novos casos de coronavírus, totalizando um número de 6.108. Desses, 3.508 estão com sintomas leves e permanecem em isolamento domiciliar. São 130 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s) em todo o estado, o que representa uma taxa de ocupação de leitos de 74,6%. Outros 140 estão em enfermaria.

O avanço do coronavírus em Mato Grosso vem tirando o sono de muitos gestores públicos, seja do governo do estado, como também dos administradores municipais.

 

SINOP

Na capital do nortão, a prefeita Rosana Martinelli (PL), endureceu o cerco aos estabelecimentos que não vêm cumprindo as normas protetivas, principalmente ao comércio noturno de bares e restaurantes.

Depois de quatro dias realizando operação de fiscalização dos bares e restaurantes, quase R$ 34 mil foram aplicados de multa aos que vêm descumprimento as medidas.

Essas que ainda insistem no descumprimento, passarão a ser fechadas caso nova notificação ocorra. “Fomos orientando, notificamos, multamos e, agora, temos a documentação dando a possibilidade do fechamento do estabelecimento que não estiver cumprindo”, afirma Rosana Martinelli.

O risco de lockdown não está descartado na cidade, caso o avanço da doença continue dessa forma.

Em apenas uma semana, entre 8 e 14 de junho Sinop saltou de 105 para 161 casos confirmados. O número fica ainda mais preocupante se o comparativo for nesta primeira quinzena. Sinop entrou no mês de junho com 31 casos confirmados e até o fechamento desta edição eram 161, cem casos em quinze dias.

Para o Hospital Regional de Sinop, são 20 leitos de UTI destinados exclusivamente para os pacientes da covid-19 e 31 leitos de enfermaria.

Os dados apresentados pela SES-MT, mostrou que até o dia 14 deste mês, 18 dos 20 leitos de UTI no HR estavam ocupados, chegando aos 90% de sua capacidade total. Sobre os leitos de enfermaria, 35% estão ocupados.

Na manhã de ontem foi anunciado pela prefeitura de Sinop a montagem de um Hospital de Campanha para o atendimento dos casos de covid-19. Localizado no bairro Jardim Primavera, o local tem espaço para 30 leitos.

A unidade de campanha foi montada com recursos vindos do Governo Federal para dar suporte ao enfrentamento de Covid-19 no município.

“O local foi cedido pela Secretaria Municipal de Educação, já que por conta da pandemia não pode ser utilizado para eventos. O prédio foi todo reformado, tem toda a estrutura de climatização, as camas são novas e eletrônicas”, detalha o secretário municipal de Saúde, Kristian Barros.

 

SORRISO

Na cidade de Sorriso, o prefeito Ari Lafin (PSDB), publicou ontem (15), novo decreto para coibir o crescimento de casos no município. Trata-se de um toque de recolher, A medida deve começar a valer a partir de amanhã (17), entre as 22h e 5h. O prefeito de Sorriso, Ari Laffin, não descartou a possibilidade de pessoas serem presas, caso descumpram as medidas adotadas para conter a proliferação do vírus. “"Vamos entrar com muita força essa semana. Peço para que não desrespeitem, levem a sério, pois as pessoas poderão sim ser presas. Agora é hora de ir para as casa, vamos manter o comércio aberto, vamos continuar trabalhando com as igrejas, entre outros. Eu estou fazendo tudo isso para dar toda tranquilidade aos nossos médicos e enfermeiros que estão muito preocupados", disse Lafin em coletiva de imprensa da tarde de ontem (15).

No último boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde, onze novos casos foram registrados na cidade nas últimas 24 horas totalizando 278 casos confirmados. Desses, 17 estão internados, sendo sete em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 em enfermaria. 108 estão em isolamento domiciliar. Ainda há 376 casos considerados suspeitos (até domingo eram 310).

 

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024