Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 24 de Abril de 2024

Noticias

PRIVILÉGIO DESCABIDO: Governo cita inconstitucionalidade e quer anular pensão para Bezerra

Pensão foi restabelecida após quase dois anos de suspensão

22 de Março de 2021 as 07h 00min

Foto: Christiano Antonucci

DA REPORTAGEM

 

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) protocolou manifestação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o reestabelecimento de pagamento de pensão vitalícia ao ex-governador e deputado federal Carlos Bezerra (MDB). A pensão foi reestabelecida pelo ministro Gilmar Mendes, no último dia 9, após quase dois anos de suspensão.

Dois dias depois, o parlamentar entrou com uma reclamação no STF pedindo o aumento da aposentadoria de R$ 11,5 mil para R$ 35,6 mil. Na manifestação em contestação ao pedido de aumento, o subprocurador Lucas Schwinden Dallamico afirmou que o pagamento da pensão ao ex-governador é inconstitucional.

Conforme ele, o benefício foi concedido ao parlamentar após o término do exercício das funções de governador, em 1990. Nesse marco temporal, porém, a Constituição Federal de 1988 já se encontrava vigente, sendo que o texto constitucional não previu qualquer benefício de pensão.

“Evidente, assim, que o benefício de pensão concedido ao reclamante, inicialmente, já não continha qualquer amparo, já que a Constituição Federal não previu esse benefício e a Constituição do Estado de Mato Grosso, em 1990, também não continha qualquer previsão nesse sentido”, disse em trecho do documento.

Ainda de acordo com o subprocurador, a norma que permitiu o recebimento da pensão pelo ex-governador foi editada posteriormente à vigência da Constituição Federal e julgada inconstitucional. “Contrariamente, tratava-se de dispositivo editado posteriormente à vigência da Constituição Federal, de modo que o argumento deduzido pelo reclamante não encontra qualquer respaldo”, afirmou.

Veja Mais

Cássio deve ir para o banco de reservas contra o Fluminense

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 18h 38min


Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024