Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

PROPOSTA POLÊMICA: PEC quer reduzir deputados na Assembleia Legislativa

A Proposta de Emenda Constitucional vai ser apresentada pelo deputado Silvio Fávero

10 de Setembro de 2019 as 00h 00min

Proposta pede redução de 24 para 15 – Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), deve ser apresentada nos próximos dias pelo deputado estadual Silvio Fávero (PSL) para que o número de parlamentares na Assembleia Legislativa seja reduzido dos atuais 24 deputados para 15.

Em entrevista ao site MídiaNews, o parlamentar disse que a ideia vem para atender um pedido da população e que vai buscar adesão de outros deputados na apresentação da PEC no Colégio de Líderes da ALMT e a partir daí, apresentar a proposta de forma oficial.

“É um pedido da população que a gente está analisando. Vamos sentar no Colégio de Líderes, levar isso lá, porque uma andorinha sozinha não faz verão. Não adianta ter a iniciativa e não ter companheiros para ajudar. Mas vou levar isso na reunião. Sei que posso ser voto vencido, mas se não for nesta gestão, será para a próxima”, explicou.

Com a proposta, Fávero acredita que os custos do Legislativo que atualmente estão em torno de R$ 500 milhões, teria uma redução de até 50%. “O duodécimo que é passado para Assembleia podemos reverter para Saúde, Segurança Pública e Educação. O Brasil está passando por um momento difícil. Nosso Estado não precisa desse número de deputados. É um gasto excessivo. Iria cair, automaticamente, pela metade. E o que você faz com metade do duodécimo? O que se construiria por ano? Quantas escolas, creches para crianças, Segurança Pública... Ajudaria a população, que é quem paga os salários dos deputados”, disse.

 

Difícil

adesão

A proposta de cortar na própria carne não deve ter a adesão suficiente de seus pares. O primeiro a se manifestar contrário à redução foi o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), que em conversa com a imprensa disse que na Assembleia não há gasto excessivo dentro do Legislativo. “Dentro da Assembleia não tem gasto excessivo e nem tem forma de reduzir despesa. Aqui está muito bem ajustado, muito bem gasto. Assembleia participa de tudo o que você pensar. São vários assuntos que a Assembleia toca”, disse Botelho.

Mesmo com a dificuldade em emplacar a PEC, Fávero disse que continuará tentando a redução de cadeiras. “A resistência será de 99,99%. Não vai ser fácil. É contra o sistema. Por isso vou sentar no Colégio de Líderes para chegarmos a um número que seja razoável. Vou bater. Creio até que isso vai fazer os deputados darem mais resultados na Assembleia Legislativa”, completou.

 

 

Veja Mais

Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024