Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

PROTOCOLO DIGITAL: Janela partidária termina hoje

Orientação é o ‘protocolo digital’ como alternativa

03 de Abril de 2020 as 09h 00min

Foto: Divulgação

 

Apesar das incertezas quanto à realização das eleições municipais, em outubro, por causa da pandemia do novo coronavírus, o calendário eleitoral estabelecido na resolução nº 23.606/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está mantido e hoje (3) termina o prazo para que políticos com mandato troquem de partido sem prejuízo ao cargo e para que os possíveis candidatos se filiem em tempo de concorrer. No sábado (4), os partidos precisam estar com a lista de filiados fechada.

Em nível nacional, chegou-se a cogitar o adiamento do pleito de outubro, o que foi negado pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber. No Tribunal, ainda existe uma consulta feita pelo deputado Dilmar Dal’Bosco para alterar o calendário e ampliar o prazo na “janela partidária”.

“Fizemos a consulta, que foi distribuída ao ministro Og Fernandes, e ainda aguardamos uma decisão. Enquanto não sai, todos os prazos vigentes ainda são o da resolução 23.606, que determina o fim da janela nesta sexta”, explicou o advogado especialista em direito eleitoral, André de Albuquerque, autor da consulta no TSE.

Ele expôs que o motivo do pedido de alargamento da janela é a dificuldade que a pandemia está criando de locomoção e de funcionamento dos diretórios do partido. Como alternativa para seguir o prazo estipulado, Albuquerque aponta os meios digitais.

“Como muitos diretórios estão com funcionamento comprometido e como as reuniões e aglomerações também não podem ser feitas, a sugestão é que a pessoa que tiver interesse em se filiar, trocar de partido ou se desfiliar não deixe de fazer o protocolo de forma digital. Que preencha a ficha, que a digitalize e a encaminhe por e-mail, telefone ou pelos Correios, de forma registrada, aos respectivos diretórios. O mesmo vale para a desfiliação”, orientou Albuquerque ao site Só Notícias.

Veja Mais

Grêmio corre para contratar Edenilson e zagueiro, mas esbarra em dificuldades

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 16h 30min


Ônibus do Hospital do Câncer vai realizar atendimentos em Sinop

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 15h 30min


Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 14h 29min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024