Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

PROVAS SUSPENSAS: Seletivo para cursos técnicos do IFMT será feito por sorteio

​​​​​​​ A seleção era feita, até então, através de provas presenciais

15 de Outubro de 2020 as 10h 47min

Foto: Lidiane Moraes

DA REPORTAGEM

 

O processo seletivo para entrada de alunos no Instituto Federal de Mato Grosso para cursos técnicos em 2021 será através de sorteio. A seleção era feita, até então, através de provas presenciais. A decisão foi tomada pelo Conselho Superior do Instituto Federal de Mato Grosso.

De acordo com o IFMT, o novo processo será feito por causa da pandemia da Covid-19, como medidas de prevenção para os estudantes, candidatos, servidores e familiares. A estudante Anna Julya da Silva, 14 anos, está se preparando há dois anos para cursar o nível médio integrado ao técnico no IFMT. No ano passado, ela fez o processo seletivo e foi aprovada.

No entanto, como ainda cursava o 8° ano, não cumpria os requisitos necessários para ingressar no curso. Por isso, este ano, ela manteve os estudos e continuou se preparando. O pai de Anna Julya, Fábio Minas Novas, afirma que essa mudança irá afetar o futuro da filha.

“A Covid não pode ser justificativa plausível para colocar o sonho, os anos de estudos e o futuro dos nossos filhos à 'sorte'. Nesse ano, mesmo com a pandemia, ela manteve os estudos objetivando seu sonho. Vários adolescentes vêm se preparando para o processo seletivo e não é justo que tenha seus objetivos educacionais na mão de um sorteio", ressalta.

Fábio defende a revisão da mudança. "Existe a possibilidade de avaliações, processos seletivos a distância. Acreditamos ainda que há também condições de fazer o processo seguindo todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde", afirma.

Para os cursos superiores, a forma de seleção será pela nota geral do Enem de anos anteriores (2015 a 2019) para 70% das vagas e por análise do histórico escolar do ensino médio para 30% das vagas.

Veja Mais

Humor e solidariedade vão fazer parte do leilão da APAE Marcelândia

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 11h 35min


Nova tecnologia produtiva melhora desempenho da pecuária de cria

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 09h 33min


Sicredi investe mais de R$ 390 mi em ações sociais

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 08h 31min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024