Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

RECURSO: UFMT custeará o retorno de alunos em intercâmbio na Colômbia para o Brasil

Voo sairá de Bogotá e chegará a São Paulo na quinta; chegada a Cuiabá prevista para seta

03 de Junho de 2020 as 08h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) informou que custeará parte do voo dos estudantes em mobilidade acadêmica internacional – espécie de intercâmbio educacional – na Colômbia. Ele sairá de Bogotá e chegará a São Paulo nesta quinta (4). O retorno a Cuiabá está previsto para o dia seguinte. A ação é realizada por meio da Secretaria de Relações Internacionais (Secri) a partir do chamamento realizado pela Embaixada do Brasil na Colômbia.

Os estudantes foram para a Colômbia no começo do ano. Inicialmente, o retorno estava previsto para a primeira quinzena de junho, quando o semestre acaba, mas as fronteiras foram fechadas no dia 17 de março para evitar transmissão da Covid-19.

“A UFMT já havia tomado providências ao disponibilizar bolsas emergenciais para a manutenção dos estudantes na Colômbia. Felizmente houve essa possibilidade do voo de retorno e a Universidade, de pronto, definiu que vai ajudar no custo das passagens para que todos os estudantes voltem”, afirma o reitor da UFMT, Evandro Soares da Silva.

Segundo o secretário de Relações Internacionais, Lucas Sousa, a embaixada encaminhou o aviso do voo especial na sexta (29) à noite. “Desde então, toda a equipe da Secri e da Administração Superior vem se mobilizando, atendendo os estudantes e na manhã de segunda-feira (1º) o reitor formalizou a liberação do recurso para a execução da atividade”, aponta.

“Vários agentes públicos, parlamentares e até a Assembleia Legislativa de Mato Grosso foram acionados para auxiliar na articulação do retorno. Porém, devido ao curto prazo, a decisão foi tomada pela reitoria, mas a sensibilidade demonstrada pelos agentes públicos consultados me dá a certeza que a sociedade auxiliará a UFMT sempre que necessário”, completa.

O secretário conta ainda que a embaixada deu um prazo até 12h de domingo (31) para a confirmação dos nomes dos brasileiros retidos na Colômbia. “Só poderá voar quem estava informado às embaixadas, que foi a nossa orientação para todos os nossos estudantes”, completa o docente.

Os recursos serão depositados diretamente na conta dos estudantes que estão em mobilidade. Na semana passada, a UFMT já havia disponibilizado uma bolsa emergencial à estudantes na Colômbia. “Isso, no entanto, não conclui nosso trabalho. Conseguimos auxiliar na repatriação de mais sete estudantes em mobilidade, totalizando 18 regressos até o momento. Ainda temos 36 discentes e eles contarão com nosso apoio, como foi feito desde o primeiro momento da pandemia”, finaliza o secretário.

Veja Mais

Grêmio corre para contratar Edenilson e zagueiro, mas esbarra em dificuldades

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 16h 30min


Ônibus do Hospital do Câncer vai realizar atendimentos em Sinop

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 15h 30min


Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

Publicado em 17 de Abril de 2024 ás 14h 29min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024