Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

REGRAS: volta do público no Rio prevê ingresso com horário de acesso, marcação de assento no estádio e máscaras obrigatórias

Documento da Vigilância Sanitária tem série de indicações sobre o retorno de torcedores no futebol, previsto a partir do dia 10 de julho. Defensoria pede explicações técnicas e científicas

01 de Julho de 2020 as 13h 00min

Um documento de 24 páginas, chamado "Medidas para o retorno das atividades esportivas - Futebol", da Vigilância Sanitária da Prefeitura do Rio de Janeiro, quer moldar o retorno do público aos estádios na cidade. O texto, com as chamadas "regras de ouro", prevê escalonamento de horários para chegada ao estádio já no ingresso vendido - com proibição de acesso caso o torcedor não cumpra o determinado -, orientação de torcedores para ocupação de assentos sinalizados nas arquibancadas e máscaras obrigatórias em todos locais.

O tema ainda gera discussão entre dirigentes, torcedores e chamou a atenção fora do país. O Rio de Janeiro, hoje, é o único local do país com previsão de permissão de público - no caso, 1/3 da capacidade do estádio a partir de 10 de julho. Reportagem do GloboEsporte.com mostrou que apenas seis países, entre os 50 melhores ranqueados pela Fifa, permitiram acesso de público.

Em lados opostos no retorno ao futebol, os clubes grandes se dividem sobre abrir os portões aos torcedores. Botafogo e Fluminense já se anteciparam em dizer que não vão abrir estádios em seus jogos. O vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches, se manifestou em entrevista ao jornal "O Dia" e disse que "o Flamengo não aprova e nem reprova. Flamengo cumpre lei". O Vasco ainda não se manifestou sobre o assunto.

Se o Flamengo vencer o Boavista nesta quarta e conquistar a Taça Rio no dia 8, o Carioca acabará antes da liberação de público nos estádios. Se houver final da competição, os dois jogos poderiam ter arquibancadas abertas. No momento, a previsão da CBF para início do Brasileiro é dia 9 de agosto, mesma semana em que deve haver a volta da Copa do Brasil. A Libertadores e a Sul-Americana não têm previsão.

O texto do decreto da prefeitura permite:

- competições esportivas com capacidade simultânea máxima de 1/3, sem ultrapassar a regra de 4m² por pessoa;

- venda de ingressos somente online ou caixas de auto atendimento.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a Defensoria Pública pediram explicações à Prefeitura sobre o plano de retomada de diversas atividades na cidade. Entre elas, o futebol com portões abertos para 1/3 da capacidade do estádio.

Na última sexta, a Defensoria enviou ofício para a Secretaria Municipal de Saúde e para a Prefeitura com pedidos de atas de reuniões tanto do comitê científico montado quanto da secretaria da pasta. Os defensores querem compreender os critérios adotados no Rio para esta flexibilização.

“Eles não explicaram que estudo foi esse que liberou (a abertura). Qual a previsão de impacto na saúde, na disposição de leitos, em respiradores, em testagens, em profissionais de saúde, em possíveis novos casos? Por que escolhemos essas atividades e não outras?”, questiona a defensora Thaisa Guerreiro.

A Defensoria espera receber resposta da Prefeitura até quarta-feira. Ainda estuda possíveis medidas para adotar, caso as explicações não sejam embasadas e suficientes. Anteriormente, em Ação Civil Pública junto ao MP, conseguiram suspender a flexibilização na Justiça, mas por pouco tempo.

“Por que abrir para 1/3 da capacidade de público? Isso não está claro. Como os indicadores disponíveis estão sendo pesados nessas escolas, qual o peso de cada indicador? Podemos ter baixa na taxa de leitos, de transmissão, em determinado momento, mas pode acontecer de a rede hospitalar estar superlotada. Como se chega em cálculo matemático de que se pode avançar ou não nessa flexibilização?”, pergunta a defensora pública.

Fonte: Globo Esporte

Veja Mais

Esmagamento de soja atinge novo recorde para o mês

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 09h 48min


Jair Bolsonaro arrasta multidão em sua segunda passagem por Sinop

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 08h 57min


Exportações de pluma em março somam 158,05 mil t

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 08h 49min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024