Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

REINSERÇÃO SOCIAL: Assembleia Social faz visita técnica em comunidade terapêutica

Objetivo foi ampliar parceria em prol da recuperação de usuários de álcool e outras drogas

07 de Outubro de 2019 as 13h 00min

Foto: EKESIO ROSA DA CRUZ

PRISCILA MENDES / Sala da Mulher

 

“Eu acredito no poder da transformação”, declarou Elizeu Tavares, com olhos marejados, ao receber o irmão Enoque Tavares, que estava por um ano em tratamento contra as drogas na Comunidade Terapêutica Paraíso, em Cuiabá, região do Manso, e retornou ontem (3) para a família.

O emocionante encontro aconteceu durante a visita técnica da Assembleia Social (antiga Sala da Mulher) à comunidade terapêutica, nessa quinta-feira (3), grupo que já recebe apoio regularmente do braço social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio do repasse de alimentos não perecíveis arrecadados pelo ingresso social ao Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.

A entidade filantrópica acolhe, atualmente, 34 homens em recuperação do vício do álcool ou de outras drogas, sem custo para a maioria deles. A ação social é desenvolvida há 11 anos pelo casal Neusa e Alonso Moura, por um convite da igreja evangélica onde frequentam, que acolheram como um ‘chamado divino’.

O custeio para manter o tratamento dos usuários em recuperação por seis, nove ou doze meses é todo arcado pelo casal, recebendo, apenas, algumas doações de parceiros, a exemplo da Assembleia Social. “Espero que vocês continuem sendo um canal de transformação de vidas e naturalizando na Terra tanta coisa bonita”, elogia a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.

“Nós somos uma comunidade de acolhimento”, resume o gestor Alonso Moura, deixando claro que não é uma clínica. “Nós temos aqui bons meninos! Toda hortaliça que se come, a galinha, o ovo, o peixe são produzidos por eles mesmos”, explicando o método de atuação da unidade (baseada na laborterapia) e garantindo que eles estarão prontos para vivenciar o “mundo lá fora”, assim que encerrarem o tratamento. “Tem muita gente que quer que vocês voltem e tenham uma vida social normal”, se dirige aos acolhidos. “A nossa fortuna são as almas recuperadas”, arremata.

Na presença da equipe da Assembleia Social e do gabinete do deputado Max Russi (PSB), Alonso registrou o pedido de auxílio institucional à Assembleia Legislativa: “eu quero que vocês olhem para isso aqui e me ajudem”. Os representantes presentes se comprometeram a verificar a viabilidade de outras formas de atendimento à instituição filantrópica, além dos alimentos já repassados frequentemente.

Enoque Tavares se emocionou ao se despedir do grupo e se preparar para retornar ao seio familiar, registrando o amor que tem por todos e a saudade dos sobrinhos. “A nossa família está de braços abertos para te receber e o mundo lá fora te dará muitas oportunidades nesta nova vida”, garante Elizeu, seu irmão.

O chefe de gabinete do Max Russi, Ademir Gaspar de Lima, registrou que o deputado estadual “é muito sensível às pessoas” e garantiu que “nosso gabinete está junto de vocês nesta causa”. Citando casos de sua vivência política, assegurou: “A grande felicidade não é fazer a si feliz, mas fazer a felicidade dos outros”.

Veja Mais

Cachorro que ia pra Sinop morre em voo após GOL mandá-lo para Fortaleza

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 13h 51min


Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Jornal Online

Edição nº1279 23/04/2024