Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

RENÚNCIA E SONEGAÇÃO: CPI toma W.O e requisita dados de exportações

: Ausência causou estranheza na Comissão

11 de Março de 2020 as 09h 30min

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Renúncia e Sonegação Fiscal, que investiga indícios de sonegação de impostos em Mato Grosso ouviria na terça-feira (10), o presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas de Minérios do Estado de Mato Grosso (Sindiminério), Antônio Silva Toledo Pizza. Ouviria, porque o Pizza na condição de convidado da CPI não compareceu à Assembleia Legislativa para devidos esclarecimentos.

Como o presidente do Sindiminério não apareceu, os membros da CPI, dessa vez, aprovaram requerimento para um novo comparecimento de Pizza, mas dessa vez como convocado.

“A ausência dele, a mim não causa surpresa. Esse setor é um segmento misterioso, sobre o qual o Parlamento nunca se debruçou. Depois disso outros estudos virão, até que novas legislações sejam feitas para o setor”, destacou o deputado Wilson Santos (PSDB), presidente da CPI.

Para Santos o setor de minério é classificado como misterioso e que é necessário passar um pente fino, mas apesar da desconfiança, fez questão também de não acusar de antemão nenhum o presidente Pizza, muito menos nenhum empresário do setor.

“É preciso que ele nos traga uma geral do setor. Aqui, não há nenhuma acusação sobre ele e a nenhum empresário. A CPI sabe que o setor é carregado de mistério, e que haverá resistência no comparecimento da CPI, mesmo que a vinda seja motivada de convite. É um setor que precisa passar por uma faxina, por pente fino. É um setor sobre o qual há muitas dúvidas, há muita sonegação e há muita coisa irregular”, explicou Santos.

 

OUTROS

REQUERIMENTOS

Ainda durante a sessão de trabalhos da CPI, dois requerimentos foram aprovados e encaminhados para a Secretaria de estado de Fazenda (Sefaz), encaminhe para a CPI os relatórios do órgão que contém todas as informações fiscais relativas a exportações do setor mineral do ano de 2017 até a data do requerimento (10/03/2020).

O motivo que originou o pedido foi a constatação de indícios de fragilidade, risco de evasão de receitas.

O presidente da CPI considera de suma importância a análise das informações fiscais. “Esses dados vão permitir verificar em quais pontos a legislação pode contribuir para ser rigorosa e impedir fraudes que prejudicam a arrecadação em Mato Grosso”, disse Santos.

Veja Mais

FIT Pantanal 2024 ajudará a impulsionar turismo em MT

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 09h 58min


Após assassinatos, empresária ri e aponta arma para câmera

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 08h 02min


Inauguradas ciclovias e pistas de caminhada em duas avenidas em Nova Mutum

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 07h 02min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024