Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

REUNIÃO NO TESOURO Tesouro Nacional demonstra boa vontade para autorizar empréstimo

14 de Agosto de 2019 as 00h 00min

Aceitação do Tesouro Nacional é fundamental para o processo – Foto: Assessoria

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

O senador Wellington Fagundes (PL) e o deputado federal Neri Geller (PP), articularam junto à direção do Tesouro Nacional uma reunião com o governador Mauro Mendes (DEM) e o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo na manhã de ontem (13).

O objetivo do encontro foi tratar da liberação do empréstimo junto ao Banco Mundial, que precisa da União assinar como avalista do estado de Mato Grosso. Via Advocacia-geral da União, o parecer havia sido negado ainda no primeiro semestre, por motivos de dívida do Estado com o Governo Federal.

Na reunião, os representantes de Mato Grosso conseguiram sensibilizar o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida que se mostrou disposto a contribuir.

“Nós vamos analisar, mas quero salientar o seguinte, que o Estado de Mato Grosso na atual gestão tem feito um excelente trabalho de ajuste fiscal. O governador pegou um Estado com as contas desequilibradas, que está com nota C e já, desde o início do ano, tem aprovado medidas importantes na Assembleia Legislativa. Sinalizando que o Estado de Mato Grosso busca de fato um equilíbrio fiscal de recuperar a sua capacidade de investimento. Para nós do tesouro nacional é uma alegria ver sua equipe empenhada na busca do ajuste fiscal e do controle de suas despesas”, apontou o secretário.

Nesta oportunidade foi conseguido que análise do pedido de empréstimo tenha continuidade em seu rito mesmo com Mato Grosso não tendo cumprido com o programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal, pactuado com o Governo Federal em 2017 para ter sido cumprido no ano de 2018.

 

“Essa foi uma agenda importante para Mato Grosso, mais um capítulo para nós conseguirmos efetivar a nossa repactuação de dívida do Bank of América com o Banco Mundial. Agradeço muito aos técnicos do tesouro que estão tendo uma atitude muito diligente com o Estado de Mato Grosso atendendo aqui a nossa bancada federal e o senador Wellington Fagundes. Ainda temos outras etapas para serem vencidas”, destacou o governador.

Ainda existem outras duas etapas até que o processo chegue ao Senado Federal para aprovação dos parlamentares. “Como esse assunto vai para a comissão de assuntos econômicos. Lá nos temos os três senadores que atuaram na mesma linha. Esse empréstimo é bom para Mato Grosso, dá um fôlego fiscal e ajuste nas contas, a questão salarial e as obras que precisam ser tocadas, principalmente, as obras inacabadas. Então, ele tem o apoio de toda a bancada, porque tenho certeza que isso vai viabilizar a curto e médio prazo a situação econômica do Estado”, afirmou o senador Fagundes.

 

Veja Mais

Orientação sobre Imposto de Renda no Shopping Sinop

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 09h 48min


Abílio é condenado por ofensas a Botelho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 07h 45min


Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Jornal Online

Edição nº1278 20/04/2024