Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

REVOLTA: Estados repudiam fala de Bolsonaro

Além de vários governadores, entidades médicas repudiam posicionamento do presidente

26 de Março de 2020 as 07h 00min

Mayke Toscano/Secom-MT

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

O governador Mauro Mendes (DEM), indo contrário à determinação do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), recomendou a manutenção do isolamento social como prevenção ao alastramento da pandemia do coronavírus no estado de Mato Grosso.

“Vamos continuar a restringir o convívio social e a preparar toda a estrutura necessária para atender aos possíveis doentes do coronavírus”, disse o governador.

Mendes, na tarde de ontem (25) decretou estado de calamidade pública em Mato Grosso.

 

SECRETÁRIO

ESTARRECIDO

Após as declarações do presidente Bolsonaro em rede nacional de Rádio e Televisão, todos os secretários estaduais de Saúde do Brasil assinaram uma carta criticando as falas do presidente, onde defende o fim do isolamento social no país.

Para o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo todos os seus colegas ficaram “estarrecidos” com as declarações do presidente.

“Infelizmente o que vimos em seu pronunciamento foi uma tentativa de desmobilizar a sociedade brasileira, as autoridades sanitárias de todo o País. Sua fala dificulta o trabalho de todos, inclusive de seu ministro [Luiz Henrique Mandetta] e técnicos”, diz trecho da carta.

Figueiredo como todos os secretários de Saúde defendem que o momento é de demonstrar à população a gravidade do momento que atravessa o Brasil.

Na carta eles apontam que não se pode permitir que exista uma dubiedade no enfrentamento ao coronavírus.  E que é necessário reparar o grave erro cometido por Bolsonaro.

“Já temos dificuldades demais para enfrentar. Não podemos permitir o dissenso e a dubiedade de condução do enfrentamento à Covid-19. Assim, é preciso que seja reparado o que nos parece ser um grave erro do Presidente da República. É preciso que se entenda, vidas perdidas, não serão recuperadas jamais”, diz a nota.

 

ATRITO COM

GOVERNADORES

As declarações do presidente causaram atritos com vários governadores, nos quais ele chamou de irresponsáveis pelas medidas adotadas no combate ao coronavírus. Na manhã de ontem (25) Bolsoanaro se reuniu virtualmente com os governadores da região sudeste e uma tensão foi criada entre eles, principalmente com João Dória (PSDB).

Após a reunião outros governadores manifestaram descontentamento com o presidente, entre eles, Renato Casagrande (PSB) do Espírito Santo, Ronaldo Caiado (DEM) de Goiás e Helder Barbalho (MDB) do Pará.

 

ESPECIALISTAS

CONTRARIOS

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) também divulgou nota contrariando das declarações do presidente. Para a entidade que é filiada à Associação Médica Brasileira dizendo que a mensagem de Bolsonaro pode confundir a população. “Tais mensagens podem dar falsa impressão à população que as medidas de contenção social são inadequadas”, diz trecho da nota.

O comunicado apontou a gravidade da situação e recomendou que o isolamento social ainda é a melhor alternativa. “Quando o Covid-19 chega à fase de franca disseminação comunitária, a maior restrição social [...] se impõe. A epidemia é dinâmica. Ficar em casa é a resposta mais adequada para a maioria das cidades brasileiras neste momento, principalmente as mais populosas”, conclui a nota que foi assinada pelo presidente da SBI, Clóvis Arns da Cunha.

Veja Mais

Cássio deve ir para o banco de reservas contra o Fluminense

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 18h 38min


Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024